photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Van Canto - "Dawn Of The Brave"

VAN CANTO
"Dawn Of The Brave"
[CD - Napalm Records]

Sem precedentes. Pelo menos assim reza a história mais conhecida do heavy metal. Ninguém se recorda de uma banda de metal sem guitarras eléctricas, mesmo que o género sempre fosse absolutamente liberal na forma como se expande criativamente. Também ao quinto disco de originais, e apesar das especificidades do grupo, já não haverá quase ninguém que não tenha ouvido falar de um grupo germânico que desenvolve o que até é uma etiqueta muito feliz - a capella metal.

Recriar a pujança do metal só com vozes e uma bateria seria, em qualquer circunstância, tarefa hercúlea. Talvez não se possa dizer que esta receita seja um suplemento muito atractivo para os que gostam de metal mais genérico, mas pelo menos a originalidade enche bem a barriga.

Substituir riffs de guitarra com trauteios onomatopeicos talvez fosse algo impensável, mas os Van Canto fazem-no como ninguém. Não têm vergonha de tornar um riff histórico como o de "The Final Countdown" [Europe] num "dabadam" ou o de "Paranoid" [Black Sabbath] num "dum dum ma ma ma ma". Para além de lançarem um single intitulado "Badaboom".

Já sabíamos para o que vínhamos depois de oito anos bem activos. Coordenação e potencial vocal impressionantes e às tantas temos a sensação de que a distorção nem faz falta. Como é apanágio, dedicam-se aos originais e sugerem sempre algumas versões inesperadas como as já referidas e ainda "Holding Out For A Hero" [Bonny Tyler] e "Into The West" ["Senhor dos Anéis"]. Pode dizer-se que resultam na perfeição em ambos os contextos e é curioso verificar que não prescindem dos seus próprios temas quando talvez fosse mais fácil romper no mercado só com clássicos.

Contextualizando este disco na discografia do grupo, não há, efectivamente, nenhum distanciamento daquilo que já é uma fórmula bem consolidada. Talvez um ambiente geral mais sinfónico e fantasista, a lembrar muito os Epica em temas como "Awakening", muito graças à voz deslumbrante de Inga Scharf - e até porque este disco fala de super-heróis.

Consubstanciemos: Van Canto é uma das experiências auditivas mais desafiantes que podemos ter. Estarão sempre posicionados para um público muito específico, até quase erudito, e é certo que seu valor é difícil de quantificar. Enquanto isso, reside a dúvida até onde se podem expandir do ponto de vista de uma carreira a longo prazo e, neste caso, de um mercado dominado pela distorção. Questões e mais questões... certo é que o arrojo e a qualidade são indiscutíveis. [8/10] N.C.

 photo vancantopromo2014_zps5b9dc96b.jpg


Data de lançamento: 7 de Fevereiro de 2014
Nota de estúdio: bateria produzida por Charlie Bauerfeind; misturado por Ronald Prent no Wisseloord Studio 2.
Estilo: a capella metal
Origem: Alemanha
Formação: 2006

Alinhamento:
1. "Dawn Of The Brave" (01:11)
2. "Fight For Your Life" (04:06)  
3. "To The Mountains" (04:12) 
4. "Badaboom" (03:38) 
5. "The Final Countdown" (cover Europe) (05:04)           
6. "Steel Breaker" (03:47)           
7. "The Awakening" (04:20)       
8. "The Other Ones" (04:27)      
9. "Holding Out For A Hero" (cover Bonnie Tyler ) (03:58)           
10. "Unholy" (03:35)     
11. "My Utopia" (05:23)              
12. "Into The West" (cover banda sonora "Senhor dos Anéis") (04:33) 
13. "Paranoid" (cover Black Sabbath) (03:10)
Duração: 51 minutos

Elementos:
- Philip Dennis Schunke (voz principal)
- Inga Scharf (voz principal)
- Ross Thompson (alto rakkatakka)
- Stefan Schmidt (baixo rakkatakka, solos de guitarra wahwah)
- Ingo Sterzinger (baixo doom)
- Bastian Emig (bateria)

Discografia:
- "A Storm To Come" (CD - 2006)
- "Hero" (CD - 2008)
- "Tribe Of Force" (CD - 2010)
- "Break The Silence" (CD - 2011)
- "Metal A Capella" (CD compilação - 2011)
- "Dawn Of The Brave" (CD - 2014)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...