photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Shear - "Katharsis"

SHEAR
"Katharsis"
[CD - Lifeforce Records]

Finlandeses, com um típico e invulgar sentido melódico. É assim que aquele país atira para os tops projectos que têm forte ligação ao heavy metal mas também um enorme apelo radiofónico. É nesse contexto que se estrearam em 2012 com "Breaking The Stillness" e tentaram demarcar-se das típicas bandas de metal gótico com vozes femininas.

Sem dúvida numa prateleira à parte, a sonoridade dos Shear é de um teor "sacarino" acima da média. Porém, não nos sintamos já enfartados/enjoados. Se tiverem bem presente que os habitantes da Terra dos Mil Lagos são exímios a compor malhões catchy dentro do heavy metal, então nada disto é chocante e devem-lhe ser dada uma oportunidade, no mínimo.

Os Shear não arriscam e são formados por compositores muito capazes e maduros que, quase de forma cirúrgica, criam singles em catadupa. Não deixa também de ser um facto que a sua técnica está acima da média nos vários instrumentos, o que fá-los também concorrer para serem apreciados não só pelos fãs mais light do metal mas também pelos "nerds" menos complexados.

Olhando para este regresso, não há nem seriam expectáveis grandes remodelações nesta fórmula. Apesar de numa primeira escuta tudo parecer igual, a verdade é que "Katharsis" não é tão acessível ou imediato que o seu antecessor mas oferece alguns dos momentos mais obscuros que já escreveram, como "I Care". Depois de "Redemption Awaits" constituir um dos momentos mais viciantes de "Breaking The Stillness", dir-se-ia que "Hollow, Black & Cold" é o grande candidato a vencer essa "categoria" para este disco.

Quem não conhece os Shear e já está com aversão à receita melosa aqui descrita pode ficar convencido de que a classe interpretativa que apresentam faz deles um projecto dinâmico e entusiasmante. Servirão para quem aprecia a faceta mais floreada do metal sinfónico (com os inevitáveis laivos góticos) mas também quem gosta da harmonia de uns Children Of Bodom (com destaque para algumas semelhanças na abordagem ao teclado) ou Omnium Gatherum. Para além disso, a vocalista Alexa Leroux revela-se um caso sério de talento numa nova geração, mesmo sem ser soprano ou usar guturais. Apresenta uma predisposição mais jovial/angelical/pop mas um poderio e disciplina desconcertantes, sendo que também mostra irreverência em tons mais ásperos como os escutados em "For The Restless".

"Katharsis" é, portanto, um disco algo previsível, mas tal não inviabiliza que exiba uma elevada competência no campo da composição e arranjos (com argumentos muito fortes para seduzir o mainstream). Para uma insígnia que ainda só tem cinco anos, é algo notável. [7.5/10] N.C.

 photo shear_zpsd1a45cf9.jpg

Data de lançamento: 24 de Março de 2014
Nota de estúdio: produzido nos Sound Supreme Studios e 5by5; masterizado por Mika Jussila nos Finnvox Studios (Finlândia).
Estilo: metal moderno
Origem: Helsínquia (Finlândia)
Formação: 2008

Alinhamento:
1. "Katharsis" (02:51)                    
2. "Last Warning" (04:39)                            
3. "Home" (05:02)                          
4. "Heaven Into Hell" (05:11)                    
5. "Hollow, Black & Cold" (05:25)                            
6. "I Care" (04:28)                          
7. "A Hopeless Tragedy" (05:57)                             
8. "Whispers Follow You" (04:58)                           
9. "For The Restless" (05:10)                     
10. "Not Myself" (05:34)
11. "Turmoil" (04:49)
Duração: 54 minutos

Elementos:
- Alexa Leroux (voz)
- Lauri Koskenniemi (guitarra)
- Mikael Grönroos (guitarra)
- Silver Ots (baixo)
- Lari Sorvo (teclados)
- Juhana Karlsson (bateria)

Discografia:
- “In Solitude” (EP – 2010)
- “Breaking The Stillness” (CD – 2012)
- "Katharsis" (CD - 2014)


Tema extraído de "Breaking The Stillness"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...