photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Scarificare - "Postulado"

SCARIFICARE
"Postulado"
[CD - Helldprod]

Depois de uma estreia surpreendente em 2010 com "Perpetual Decline" e a saída posterior do vocalista e baixista Crusher, este novo "assalto" seria, por si só, um desafio. Ao primeiro tema infiltra-se na nossa epiderme a produção muito mais fria - diga-se que, apesar de se adivinhar qual era a ideia, o poderio sónico de "Perpetual Decline" diluiu-se. É difícil não estabelecer comparações com aquele que foi um arranque de carreira bastante venenoso, mas que, ressalve-se, tem aqui um digno sucessor. 

Com o avançar do alinhamento, percebe-se que a banda quis romper com o seu passado recente e em vez de temas sempre em velocidade elevada, prefere recriar o ambiente desconfortável dos primórdios do género. A  composição acaba por revelar-se, ainda que a análise pareça paradoxal, mais hostil para os nossos sentidos  - mais decadente, no fundo.

Se tudo isto encerra um passo em frente na carreira do colectivo portuense, dir-se-ia que as opiniões prometem dividir-se. Essencialmente, seguiram caminhos diferentes, sendo que o black metal mais necro continua a ser parte indissociável do seu DNA. Por outro lado, com "Hypnosis Religio" ensaiam uma composição mais directa, com este tema a revelar-se potencialmente mais catchy. "Abençoados" por Aleister Crowley, lendário ocultista e mágico britânico, no sample que acompanha a final "Gnosis", temos então bem patente o misticismo que os Scarificare querem induzir na sua sonoridade, entre tantos outros momentos mais melódicos inéditos no trajecto do grupo - com um dos melhores casos a ser "Samadhi".

Numa observação mais lata, os Scarificare não fizeram muito mais do que seguir os seus "mandamentos". Porém, se olharmos para os pequenos detalhes, vemos uma banda que se esforçou para criar novas sensações ao seus seguidores. Nem mesmo a estreia vocal de Quetzalcoatl afectou o bom balanço final, antes pelo contrário, com o seu tom mais cerimonial e tétrico a dar uma nova dimensão à música dos Scarificare. Potencial comprovado e uma versatilidade em crescendo. Resta conferir o caminho a seguir num próximo disco, já que existem diferenças entre os seus dois álbuns a indiciar que há uma identidade ainda a ser esculpida. [7.5/10] N.C.

 photo scarificare_zps6a9a4f90.jpg


Data de lançamento: Outubro de 2013
Nota de estúdio: captado no Estúdio 2013 (Porto); produzido por Hugo Almeida e Scarificare.
Estilo: black metal
Origem: Porto
Formação: 2006

Alinhamento:
1. "Ab Aeterno" (05:55)              
2. "Kybalion" (04:43)     
3. "Praise Of Nut" (06:09)           
4. "Hypnosis Religio" (04:12)     
5. "Samadhi" (04:50)     
6. "Vitruvius" (07:30)    
7. "From Beast To God" (05:09) 
8. "Omega" (06:31)        
9. "Gnosis" (02:06)         
 Duração: 47 minutos    

Elementos:
- Quetzalcoatl (voz/guitarra)
- Inverno (baixo)
- Njord (bateria)

Discografia:
- "Sulphurous Wrath" (demo - 2008)
- "Promo 2009" (demo - 2009)
- "Perpetual Decline" (CD - 2010)
- "Postulado" (CD - 2013)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...