photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - An X Tasy - "III"

AN X TASY
"III"
[CD - Last Man Standing Records]

Antes de outros destaques, a salientar o ritmo regular de edições em que estes algarvios finalmente entraram, visto que com onze anos de carreira só em 2009 lançaram o seu primeiro trabalho. Com "III" chegam à marca do terceiro longa-duração, precisamente, e com consequentes ganas para mostrar que o bom aspecto de "The Calm Before The Storm" não foi obra do acaso.

Doze novas faixas sugerem o mesmo espírito rockeiro da anterior colecção de temas, mas a rispidez e fibra da interpretação mantêm-se mais protuberantes, havendo maior primazia da distorção do que propriamente das melodias tocantes. Aliás, é nas qualidades dos guitarristas Nuno Gonçalves e Bruno Pereira que reside a grande alma deste quinteto de Faro. Parecem perfeitamente absortos pelo espírito oitentista, mas com perfeita amplitude para soarem enquadrados nos tempos mais modernos - como é o caso de "Message", um exercício a roçar o pop/punk norte-americano, ou "Deep Slashes", com um riff principal a soar mais a Lamb Of God e Pantera do que a outra coisa qualquer.

Pelo mesmo prisma da diversidade, a voz de Rafael Rodrigues deve tanto ao metal como ao rock, numa dinâmica entre registos limpos e berrados muito constante. No entanto, é na expressividade da sua performance, mais do que na técnica, que reside a sua maior virtude - escutemos a semi-acústica "Asphalt Ashtray", onde em certos momentos apercebemo-nos de algumas limitações.

De resto, "III" é um manifesto muito puro de obstinação, crer, competência e discernimento. Sediados fora dos grandes centros urbanos, é louvável conseguirem sobreviver durante uma década com esta vitalidade e o seu rock atinge cada vez maior maturidade para ser difundido aos quatro ventos. [7.5/10] N.C.

Data de lançamento: Setembro de 2013
Nota de estúdio: produzido por Carlos Rocha e Rafael Rodrigues; gravado por Carlos Rocha nos Eyeball Studios (Loulé); masterizado por Miguel Carvalho (D'Alma Productions).
Estilo: rock/metal
Origem: Faro (Portugal)
Formação: 2002
Artwork: Ruben Azevedo (Radesign)

Alinhamento:
1. "Opening Act: The Dawn" (0:41)
2. "Tutti Sacro" (5:03)
3. "The Great Depression" (3:48)
4. "The Path" (3:31)
5. "Giant With Feet Of Clay" (6:46)
6. "The Den" (4:02)
7. "Interlude: The Dusk" (0:34)
8. "Blank Letter" (4:03)
9. "Neighbloodhood" (4:35)
10. "Message" (4:56)
11. "Asphalt Ashtray" (4:58)
12. "Deep Slashes" (16:17)
Duração: 59 minutos

Elementos:
- Rafael Rodrigues (voz, guitarra)
- Nuno Gonçalves (guitarra, voz)
- Bruno Pereira (guitarra)
- João Bernardo (baixo)
- Ricardo Botequilha (bateria)

Discografia:
- "Even The Most Honest Man Sometimes Tells Some Lies" (Ed. digital - 2009)
- "Even The Most Pacific Man Sometimes Has To Kill" (EP - 2011)
- "The Calm Before The Storm" (CD - 2012)
- "III" (CD - 2013)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...