photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Metal XL: novo festival promete agitar metal madeirense



O Metal XL é um dos poucos festivais de metal a ter lugar na ilha da Madeira e o único até ao momento em 2013. Estreou-se a 31 de Agosto mas pretende tornar-se um marco incontornável na agenda alternativa local.

Bruno Brazão é o criador da iniciativa e não tem dúvidas em relação às razões que o movem. "A ideia parte exactamente da falta de concertos totalmente dedicados ao metal num local onde, ao contrário do que se pensa, existe muita banda dentro do género", nota.

Realizado no bar Poncha XL Amazónia, no Funchal, onde actuaram os Psychological Pain, Thorns Of Asylum, Cadavra, Carrion Crown e Wintternal, configura-se como um esforço conjunto e voluntário de amigos e músicos. Ainda assim já desperta a atenção de várias entidades de relevo. "Tive a colaboração de várias pessoas que acreditaram no potencial perdido a nível de bandas de metal madeirenses. Contei também com a colaboração da RTP Madeira, Diário de Notícias, Antena 3, Pedro Martins Workshop, Grant's Moskovskaya e Gonna."

E para uma iniciativa tão incipiente num cenário pouco formatado para o heavy metal, as expectativas foram devidamente ponderadas e minimizou-se assim o risco de saírem goradas. "Dada a novidade do evento, tempo gasto a planeá-lo e o nosso nível financeiro, posso dizer que o balanço foi certamente positivo, principalmente na parte dos meios de comunicação, o que sempre agrada os patrocinadores."  

O também vocalista e guitarrista dos Psychological Pain não deixou de analisar a importância vital dos patrocinadores nesta fase, até porque o evento apresentou um cartaz bastante alternativo e funcionou em regime de entrada livre. "Sem os patrocinadores/colaboradores nada seria possível. Pelo menos não com esta dimensão. Ainda por cima tratou-se de uma estreia com cinco bandas, todas elas dentro do death metal."

Enquanto a edição de estreia continua bem fresca na memória colectiva local, Bruno Brazão já prepara a sequela. "A minha ideia inicial foi e é a de tornar o Metal num evento anual. Este ano foi o Metal XL (nome dado em função do local em que se realizou), mas para 2014 já está confirmada uma outra parceria", garante, avançando que o festival passará para dois dias e oferecerá "algo nunca feito na ilha".

Por fim, e na mesma ordem de ideias, Bruno Brazão não deixa de revelar alguns dos seus sonhos sobre o projecto, ainda que mantenha um discurso cauteloso. "A ideia principal é fazer este evento uma vez por ano e que cada ano seja melhor que o anterior. É claro que a ideia parte sempre de trazer bandas de fora da ilha, sejam do continente, Açores, Espanha, etc.. Mas tudo isto só será possível consoante os patrocínios. Aproveito para lembrar que vamos ter já em Dezembro os Moonspell", incitado também a ideia de que a chama do metal está a reacender-se na "Pérola do Atlântico".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...