photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Riding Pânico - "Homem Elefante"

RIDING PÂNICO
"Homem Elefante"
[LP - Raging Planet/Lovers & Lollypops]

Parece que foi ontem mas cinco anos passaram desde “Lady Cobra”, o primeiro longa-duração dos lisboetas Riding Pânico. Pelo meio, muitos projectos, algumas mudanças de formação mas nada abalou este muito acarinhado colectivo.

“Homem Elefante” é um álbum mais minimalista, simples e directo que os seus antecessores. Apesar disso, percebe-se logo, aos primeiros acordes de “Zulu”, que não perderam a sua identidade e qualquer conhecedor da banda consegue identificá-la.

Há algum peso, não muito. Há também mais intensidade que propriamente passagens melódicas e introspectivas. As sete faixas espalhadas em cerca de 36 minutos deste curto álbum complementam-se de uma forma quase perfeita.

Depois de uma introdução poderosa, “Dance Hall” e “Código Morte” marcam uma toada mais pausada. É impressionante o quanto cresceram estes músicos desde o seu primeiro EP. Soam tão mais maduros e disciplinados. Uma prova disso mesmo é “Monge Mau”, uma das faixas mais bem conseguidas do disco (não que haja alguma menos conseguida), pois mistura tudo o que há de melhor na sua sonoridade.

A ponta final do disco chega-nos com “Blueberry Surprise”, “Nunca Digas Banzai” e “Parece Que Perdeste Alguém”, este último recheado de intensidade e uma mistura de sentimentos dominada pela melancolia. Este trio de faixas serve para nos dar o golpe final e deixar-nos completamente de queixo caído e a salivar por mais.

Pena realmente que o disco seja curto mas a verdade é que não há aqui nada para encher. Tudo foi pensado e escolhido a dedo. É muito bom ouvir um disco feito por um grupo de indivíduos apaixonados por música. É ainda melhor ver os Riding Pânico de regresso ao trono do post-rock em Portugal. [9/10] M.M.

Data de lançamento: Junho 2013
Nota de estúdio: gravado nos Black Sheep Studios
Estilo: post-rock
Origem: Lisboa (Portugal)
Formação: 2004

Alinhamento:
1. "Zulu"( 4:58)
2. "Dance Hall" (5:18)
3. "Código Morte" (4:22)
4. "Monge Mau"  5:26
5. "Blueberry Surprise" 5:05
6. "Nunca Digas Banzai"  5:17
7. "Parece Que Perdeste Alguém" (5:35)
Duração: 36 minutos

Elementos:
- Makoto Yagyu (baixo)
- João Nogueira (guitarra)
- Fábio Jevelim (guitarra)
- Jorge Manso (guitarra)
- João “Shela” Pereira (teclados)
- Carlos BB (bateria)

Discografia:
- "EP" (CD – 2006)
- "Lady Cobra" (CD – 2008)
- "Homem Elefante" (LP – 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...