photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Gates Of Hell - "Critical Obsession"

GATES OF HELL
"Critical Obsession"
[CD - Rastilho]

Podia-se pensar à partida: mas para que serve mais uma banda assim em Portugal? Pois é, os Gates Of Hell não andam muito longe do que fazem os Switchtense, Revolution Within ou Echidna, mas também já ouvimos essa teoria em outros lados e não será por aparente preconceito que música poderosa e consistente não terá lugar no cenário nacional. Olhemos para o estrangeiro - há também uma multiplicidade de "sósias" de HateSphere, Dew-Scented, Lamb Of God, At The Gates, e tantos outros...

Partindo daí, estará quase tudo dito. Cinco anos de carreira e já um número considerável de concertos nas pernas. Resultado disso é a devida aprendizagem essencial que estas andanças proporcionam. Do EP de estreia "Shadows Of The Dark Ages", de 2009, resta uma inevitável essência intrínseca, mas a costela Entombed esbateu-se consideravelmente e hoje pisam terrenos muito mais thrash e hardcore. A melodia sueca das guitarras também deambula sorrateiramente por estes temas e é no "groove vs. acessos de raiva" de uns HateSphere e Dew-Scented que reside a maior marca do seu som.

Sendo que todo e qualquer entrave mercantil não belisca as convicções do quinteto do Porto, avançam destemidamente por onze faixas plenas de adrenalina e todas aquelas substâncias que possam incitar um verdadeiro frenesim de corpos húmidos em colisão diante do palco. A dinâmica mantém-se do início ao fim, apenas intercalada por narrações que se compadecem com um conceito meticulosamente induzido, numa recriação do que é um indivíduo psicótico em busca de libertação através das faculdades purificadoras da música.

Três notas finais de destaque para mais uma competente produção de Paulo Lopes, artwork de João Diogo e a participação perfeitamente enquadrada de Esben Hassen, vocalista dos dinamarqueses HateSphere. Se Portugal podia viver sem os Gates Of Hell? Sim, mas a dosagem que nos propõem é suficientemente letal para querermos fazer deles mais uma purga perfeita para as nossas execrações diárias. [7.5/10] N.C.

Data de lançamento: 22 de Abril de 2013
Nota de estúdio: produzido por Paulo Lopes nos Soundvision Studios (Vila do Conde)
Estilo: thrash/death/hardcore
Origem: Porto (Portugal)
Formação: 2008
Artwork: João Diogo

Alinhamento:
1. "Releasing The Disease" (1:44)
2. "Constructive Misery" (4:05)
3. "Phenomenal Syndrome" (4:38)
4. "Psychotic Break" (0:44)
5. "Critical Obsession" (4:51)
6. "Abusive Resolution" (4:06) (com Esben Hassen - HateSphere)
7. "Into My Own Destruction" (5:17)
8. "Embracing The Reality" (3:36)
9. "Face Your Fears" (4:15)
10 . "Evolution Of The Weak" (4:45)
11. "Chronical Revolt" (5:36)
Duração: 43 minutos

Elementos:
- "Raça" (voz)
- Pedro Afonso (guitarra)
- Filipe Afonso (guitarra)
- Miguel Pinto (baixo)
- Afonso Ribeiro (bateria)

Discografia:
- "Shadows Of The Dark Ages" (EP - 2009)
- "Critical Obsession" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...