photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Switchtense - 10 Unbreakable Years"

SWITCHTENSE
"10 Unbreakable Years"
[DVD/CD - Rastilho Records]

O legado da carismática banda da Moita tem dez anos de história muito rica para contar. Sobretudo "criados" em palco, os Switchtense, à boa maneira DIY, destemidos e com a convicção de que o trabalho compensa, começam definitivamente a "abrir o livro" em 2009 com a estreia em álbum "Confrontation Of Souls". A frontalidade e energia dos seus onze temas apanharam o público nacional de surpresa e a constante presença em bares e festivais nacionais e internacionais foram consolidando a sua insígnia e deixando cada vez mais pessoas rendidas ao seu poderio.  E sim, esta é daquelas bandas para se ver, sobretudo, ao vivo, daí que este DVD ganhe todo o sentido (para além de assinalar uma importante efeméride).

Perante a enorme oferta em termos de mercado, com DVD's cada vez mais rebuscados e requintados, é verdade que "10 Unbreakable Years" não será dos registos mais bem conseguidos em termos de imagem, edição e arranjos (deixando até um sabor agridoce), mas é também esta crueza e ausência de medo em arriscar que perfaz o espírito conquistador dos Switchtense. Contudo, há motivos de interesse suficientemente fortes para que este trabalho se torne obrigatório para os seguidores da banda e para os que acreditam que estes são uma das maiores forças do metal nacional dos últimos anos. Em concreto o documentário autobiográfico de meia-hora que se mistura com mensagens divertidas de parabéns por parte dos fãs. Antes disso e dos videoclips, temos o poderoso concerto da banda no Moita Metal Fest 2012 (festival que os próprios organizam) e que é parte central deste lançamento. O alinhamento é necessariamente mais virado para o seu mais recente disco homónimo, mas há ainda espaço para ir ao baú, nomeadamente ao EP "Brainwash Show" (2005), para interpretar "Blood Of Victory". Em verdadeiro jeito de celebração temos os convidados Fuck dos Grankapo, Congas dos For The Glory e Pika dos Seven Stitches, entre fãs que invadem o palco e gente a tocar em palco com pás e esfregonas.

Acelerador sempre a fundo e a vontade de oferecer mais aos fãs. Concretamente, este registo teria que ser especial, daí que os Switchtense tenham captado para este lançamento três temas inéditos que seguem perfeitamente a linha musical desenfreada que lhes é característica. Por estas e por outras, "10 Unbreakable Years" salda-se um esforço perfeitamente válido e honra uma carreira exemplar no underground tuga. A banda transpira coesão, união e força para conquistar os seus objectivos e este concerto é apenas mais uma belíssima oportunidade de testemunhar isso mesmo. "A música ensinou-nos ao longo de dez anos que é muito bom fazer amigos. Fizemos muitos e essa é para nós a maior dádiva", aclama o vocalista Hugo Andrade. Para complementar o respeito que existe por eles, citamos Pika: "Para se chegar a este nível tem que se querer muito... e eles querem". [8/10] N.C.

Data de lançamento: 11 de Fevereiro de 2013
Nota de estúdio: som e mistura ao vivo por André Tavares; edição áudio por Nuno Pardal; temas de estúdio masterizados por Daniel Cardoso nos Ultrasound Studios Moita; produção e imagem por Miguel Miranda; operadores de câmara: Miguel Miranda, Cláudio Santos, Rogério Pereira e Mário Jacinto.
Estilo: thrash/hardcore
Origem: Moita
Formação: 2002

Alinhamento:
1. "Concrete Walls" (5:39)
2. "Face Off" (5:55)
3. "Into The Words Of Chaos" (5:30 (com Fuck - Grankapo)
4. "Unbreakable" (5:19)
5. "I Will Stand Stronger" (5:15) (com Congas - For The Glory)
6. "Blood Of Victory" (3:21)
7. "State Of Resignation" (3:25)
8. "The Legacy Of Hate" (5:04) (com Pika - Seven Stitches)
9. "Let Them Die Alone" (5:13)
10. "Infected Blood" (7:16)
11. "This Is Only The Beginning" (2:51)
Duração: 55 minutos

CD (concerto + temas inéditos)
12. "The Right Track" (2:46)
13. "Ghosts Of Past" (3:42)
14. "We Will Always Be The Same" (4:11)
15. "Blood Of Victory" (3:30) (regravação de tema lançado no EP "Brainwash Show")
Duração: 13 minutos

Elementos:
- Hugo Andrade (voz)
- Nuno Pardal (guitarra)
- Neto (guitarra)
- Karia (baixo)
- Xinês (bateria)

Discografia:
- "Split & Taste" (Demo - 2003)
- "One Beautiful Crash" (Demo - 2004)
- "Brainwash Show" (EP - 2005)
- "The Hunter... Of Souls" (split CD com Seven Stitches - 2008)
- "Confrontation Of Souls" (CD - 2009)
- "Switchtense" (CD - 2011)
- "10 Unbreakable Years" (DVD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...