photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Visions Of Atlantis - "Ethera"

VISIONS OF ATLANTIS
“Ethera”
[CD – Napalm Records]

Pela primeira vez na história dos Visions Of Atlantis é lançado um longa-duração com a mesma dupla de vocalistas que o seu antecessor. No entanto, o line-up da banda sofreu alterações a nível de guitarrista e baixista – o que talvez explique a sonoridade (ainda) mais comercial deste “Ethera”.

“The Ark” foi uma escolha curiosa para tema de abertura, pois apesar do seu primeiro minuto soar a uma introdução épica, típica deste género de banda, o resto da música é bastante monótona, de um ritmo apagado ao invés da vivacidade esfusiante com que uma primeira faixa normalmente costuma cativar o ouvinte. Mas a verdade é que todo o álbum falha nesse departamento, a energia do metal substituída pela leve animosidade do pop.

Com excepção de “Burden Of Divinity”, que começa com uma alegre peça de guitarra, e da balada “Cave Behind The Waterfall”, cujos primeiros acordes saem de uma guitarra acústica, todos os temas têm uma introdução de teclas bastante similar entre si, com excepção de “A.E.O.N. 19th” em que essas teclas acrescentam alguns efeitos electrónicos, ainda que brandos. Poder-se-ia dizer que é a marca de água dos Visions Of Atlantis, mas no que toca a marcas de água, é muito fraca.

“Vicious Circle” é a outra balada, mas para o ouvinte mais exigente todos os temas soarão “suaves”, podendo até discordar com a etiqueta “metal” que ainda é-lhes atribuída. E do “sinfónico” resta também muito pouco. Mesmo “Machinage” e as já referidas “Burden Of Divinity” e “A.E.O.N. 19th” não apagam essa ideia, até porque o seu ritmo mais espevitado é claramente comercial.

Não é o empenho dos músicos que está em causa, estes certamente tendo trabalhado de corpo e alma em “Ethera”. É o seu resultado que deixa uma impressão sem textura nem relevo. [4.5/10] R.L.

Data de lançamento: 22 de Março de 2013
Nota de estúdio: produzido e misturado por Frank Pitters e Jakob Grabmayr nos Wildonemusic Studios; masterizado por Mika Jussila nos Finnvox Studios (Finlândia).
Estilo: metal sinfónico
Origem: Bruck an der Mur (Áustria)
Formação: 2000

Alinhamento:
1. “The Ark” (4:29)
2. “Machinage” (3:33)
3. “Avatara” (4:50)
4. “Vicious Circle” (4:28)
5. “Hypnotized” (4:20)
6. “Tlaloc’s Grace” (4:05)
7. “Burden Of Divinity” (3:39)
8. “Cave Behind The Waterfall” (3:52)
9. “A.E.O.N. 19th” (4:10)
10. “Bestiality vs. Integrity” (4:36)
11. “Cleric’s Emotion” (5:08)
Duração: 47:18 minutos

Elementos:
- Mario Plank (voz)
- Maxi Nil (voz)
- Cris Tian (guitarras)
- Martin Harb (teclas)
- Thomas Caser (bateria)

Discografia:
- “Eternal Endless Infinity” (CD – 2002)
- “Cast Away” (CD – 2004)
- “Trinity” (CD – 2007)
- “Delta” (CD – 2011)
- “Maria Magdalena” (EP – 2011)
- “Ethera” (CD – 2013)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...