photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Dementia 13 - "Tales For The Carnivorous"

DEMENTIA 13
"Tales For The Carnivorous"
[EP - Escaravelho Records]

Como se já não houvesse mais nada para dizimar nas suas carreiras, Álvaro Fernandes [Pitch Black], Marco Silva [Biolence, Pitch Black] e Zé Pedro [Holocausto Canibal, Grunt] juntaram-se para criar mais um projéctil de música extrema, desta feita com forte inspiração nas matrizes mais ancestrais do death metal. Sim, falamos daquele mais directo, balançado, porco e descomplexado de bandas como Ressurection, Benediction, Bolt Thrower, Obituary, Pestilence ou Death. Então se lhe aliarmos samples e letras inspiradas em películas clássicas do horror, temos algo potencialmente susceptível de nos causar suores frios.

A experiência deste trio não deixava grande margem de erro para quem duvidasse que daqui sairia algo coeso. Interpretativamente é isso que acontece, com a ajuda preciosa e contundente de N. Lima (voz) e Xinês (bateria, Switchtense), enquanto pouco seria de esperar em termos de floreados e inovações. Seria contraproducente para as verdadeiras ambições do projecto.

Posto isto, os quatro temas deste registo prometem muitos salpicos de sangue e vísceras, entre batidas a meio-tempo, vozes podres e ameaçadoras, solos convictos e competentes, numa composição perfeitamente ajustada com o que se fazia no final da década de 80 e início da de 90. O cardápio de influências é muito vasto e está perfeitamente implícito ao longo destes quase vinte minutos de música. De saudar os riffs de bom gosto, ainda que sempre envoltos num certo minimalismo (necessário), mas que nos pontapeia bem para as raízes do género numa homenagem legítima e bem-sucedida.

Restará apenas saber até que ponto a banda conseguirá manter-se circunscrita num universo tão retro sem cair na tentação de pisar outros terrenos. Enquanto isso, o poder de fogo da sua composição é perfeitamente penetrante e nocivo e faz dos Dementia 13 um caso à parte em termos de produção nacional (mesmo que não apelando à originalidade). [7.5/10] N.C.
  
Data de lançamento: 23 de Março de 2013
Nota de estúdio: guitarras ritmo, baixo e solos gravado em estúdio caseiro; bateria captada nos Ultrasound Studios Moita por Hugo Andrade; vozes captadas no Estúdio 2013 (Porto) por Bruno Silva; misturado por Hugo Andrade nos Ultrasound Studios Moita; masterizado por André Tavares.
Estilo: death metal
Origem: Porto
Formação: 2010
Artwork: João Rocha
Logotipo: Christophe Szpajdel

Alinhamento:
1. "There Are Those Who Kill Violently" (4:58) (inspirado em "Driller Killer" de Abel Ferrara, 1979)
2. "Feasting On Your Blood" (5:51) (inspirado em "Blood Feast" de Herschell Gordon Lewis, 1963)
3. "Dark Urges" (4:46) (inspirado em "Anthropophagus" de Joe D'Amato, 1980)
4. "Brotherhood Of The Flesh" (2:10) (inspirado em "The Brood" de David Cronenberg, 1979)
Duração: 17 minutos

Elementos:
- N. Lima (voz, ao vivo, EP, videoclip)
- Álvaro Fernandes (guitarra ritmo)
- Marco Silva (guitarra solo)
- Zé Pedro (baixo)
- Xinês (bateria, estúdio)
- João R. (bateria, ao vivo, videoclip)

Discografia:
- "Tales For The Carnivorous" (EP - 2013)

www.facebook.com/bavalives

Descarregue "Tales For The Carnivorous" gratuitamente aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...