photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Moonspell: Fernando Ribeiro fala do caso BPN

Fernando Ribeiro abordou a situação financeira portuguesa em entrevista à Capital Chaos TV no início de Março em plena "Voices From The Dark Tour" que terminou recentemente nos Estados Unidos, com os Marduk, Inquisition, The Foreshadowing e Death Wolf. O vocalista da mais internacional banda de metal portuguesa estabeleceu paralelos entre o Governo norte-americano e europeu e mostra-se incrédulo com a forma como a Justiça portuguesa conduz o caso BPN.

Questionado se os portugueses são vítimas dos seus governantes, Fernando Ribeiro afirma: "Sim. Desde 1974, altura em que entrámos num regime democrático, depois dos reis, da república e de uma ditadura de direita, e em que o exército libertou o povo, houve bastante prosperidade e Portugal não se pode comparar ao que era há 40 ou 50 anos atrás. Hoje em dia há muitas pessoas interessadas em lobbies e não em governar a favor do povo. Este é um grande problema na Europa. Não culpo todos os políticos, mas temos muitos maus políticos na Europa a fazer muitas coisas erradas."

Fernando Ribeiro considera que a Europa está atenta aos Estados Unidos para não cometer os mesmos erros e que se mantém informado sobre "teorias da conspiração". "Na Europa usam a crise dos Estados Unidos para justificar a sua própria crise. Embora tenha o seu impacto, acredito que a Europa também tem responsabilidades, pois há uma certa forma de capitalismo que não funciona. Estamos muito próximos dos políticos norte-americanos, particularmente em termos financeiros, porque estamos sempre a tentar aprender com os seus erros, daqueles que geriam bancos e dos corruptos do Wall Street. Tenho visto muitos documentários como o 'Inside Job' e lido livros como 'The Creature From Jekyll Island'. É bom estar informado, porque embora não entre por muitas teorias da conspiração, a verdade é que muitas pessoas nos Estados Unidos e na Europa são culpadas da crise que vivemos e continuam a conduzir a economia dos países, o que é surpreendente. Temos que fazer alguma coisa."

Para concluir o raciocínio, Fernando Ribeiro condena a impunidade dos envolvidos no caso BPN. "Em Portugal houve um escândalo com um grande banco em que os contribuintes tiveram que resgatá-lo e isso custou-nos mais dinheiro do que toda a dívida externa. E quantas pessoas foram presas? Uma, em regime domiciliário."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...