photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Dico apresenta «Breve História do Metal Português» este mês no Club Noir

No dia 13 de Abril, Dico, autor da obra inédita "Breve História do Metal Português", lançada no último mês de Março, vai estar no Club Noir, em Lisboa, para uma sessão de apresentação.

Em mais uma noite de The Dead Sessions, desta feita especialmente dedicada ao metal português, as actividades iniciam-se pelas 23h00 prosseguindo com o DJ Jó [Theriomorphic] até às seis da manhã. A entrada custa dois euros. 

"Breve História do Metal Português" encontra-se disponível a 16 euros (portes incluídos) exclusivamente através do e-mail livrobhmp@yahoo.com. Também disponível está agora o site oficial do livro e suas páginas no Facebook e Twitter. A presença em livrarias será anunciada brevemente.

"Breve História do Metal Português", da autoria do jornalista, cronista e ex-músico Eduardo Almeida (mais conhecido por Dico), tem edição da Associação Cultural A Causa das Regras e serve-se de 200 páginas para explicar, pela primeira vez e com tanto detalhe num só volume, a génese do metal em Portugal. Dividido em dois capítulos, e com base num estudo feito através de entrevistas, trabalhos académicos e vários sítios online, a história do metal nacional é relatada desde os  seus primórdios, nos anos 60, até ao boom do rock português, nos anos 80, culminando no final da década de 90. "Desde a semente dos The Playboys, passando pela afirmação dos Arte & Ofício, até ao surgimento do underground ou da consagração dos Moonspell, este livro nada deixa ao acaso", sugere nota de imprensa.

Ainda segundo a mesma nota, "o leitor ficará surpreendido pela influência que figuras como Júlio Pereira, José Cid, Fernando Girão ou o maestro Miguel Graça Moura exerceram no desenvolvimento do Heavy Rock Português".

"Breve História do Metal Português" exibe também várias fotografias a preto e branco e um caderno a cores.

Esta obra começou a ser concebida há cerca de dois anos e foi publicada parcialmente e em exclusivo na SounD(/)ZonE. A 20 de Dezembro de 2012 foi publicada em e-book para download gratuito. Dado o sucesso da iniciativa, passou a formato físico com conteúdos extra em relação ao digital.

Dico foi editor dos periódicos PCMais, ANA Aeroportos, Logista News e Prime Negócios. Colaborou nas revistas Riff, Blast! e Versus Magazine. Fundou os influentes blogues Metal Incandescente, A a Z do Metal Português e Reflexões Musicais. Nos últimos seis anos escreveu artigos de opinião para cerca de vinte sites, e-magazines e blogues. Foi baterista de bandas como os Dinosaur ou os Sacred Sin, tendo com elas gravado os clássicos "Dinosaur" (demo-tape) e "Darkside" (álbum). Foi o primeiro coach profissional a implementar em Portugal o coaching para músicos. Fã de metal há 31 anos, está envolvido no underground há 26. Tem 42 anos.

Leia entrevista exclusiva com o autor aqui.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...