photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Earthship - "Iron Chest"

EARTHSHIP
“Iron Chest”
[CD – Pelagic Records]

Os Earthship começaram como um quarteto cujo álbum de estreia cobria todos os aspectos obscuros do doom, do progressivo e do sludge em geral. Um ano depois, como um trio, apresentam-nos um segundo trabalho em que as expressões-chave são “mais pesado” e “mais intenso”.

Estas expressões não se aplicam apenas à estrutura musical dos temas mas também à carga emotiva que estes transportam. O próprio título do álbum, que à primeira vista até soa banal, expressa toda uma profundidade depois de explicado. “Iron Chest” representa a alma de cada ser vivo – alma que sofre perante a crueldade da vida mas ainda assim aguenta-se com força de ferro (“iron”). E como qualquer baú (“chest”), também as almas se abrem se usada a chave certa.

“Old Widow’s Gloom” e “Teal Trail” – a primeira e última faixas do álbum, curiosamente – exploram o lado mais agressivo da banda, com as suas guitarras cruas e ritmo mais pesado – embora haja sempre uma significativa mudança aqui e ali no andamento desse ritmo.
“Silver Decay” e “Shattered” enaltecem a harmonia entre o doom e o stoner metal, com toda a melancolia que lhes assiste. “Boundless Void” tem o mesmo efeito mas em nome do post-rock e do progressivo. E “Eyes In The Night” e “Catharsis” destacam-se ainda por um certo rock que torna a melodia mais solta e ligeira.

“Iron Chest” é um álbum cheio do bom velho groove que o sludge de qualidade implica e que certamente colocará os Earthship no radar de todos os fãs do género. [8/10] R.L.

Data de lançamento: 15 de Outubro de 2012
Nota de estúdio: produzido, misturado e masterizado por Jan Oberg no estúdio Hidden Planet em Berlim.
Estilo: sludge metal
Origem: Berlim (Alemanha)
Formação: 2010

Alinhamento:
1.    “Old Widow’s Gloom” (4:04)
2.    “Athena” (3:52)
3.    “Iron Chest” (5:16)
4.    “Boundless Void” (4:34)
5.    “Eyes In The Night” (1:42)
6.    “Brimstone” (5:04)
7.    “Catharsis” (3:05)
8.    “Silver Decay” (5:14)
9.    “Shattered” (4:44)
10. “Teal Trail” (5:19)
Duração: 42:54 minutos

Elementos:
- Jan Oberg (vozes/guitarra)
- Sabine Oberg (baixo)
- Dennis Böttcher (bateria/vozes)

Discografia:
- “Exit Eden” (CD – 2011)
- “Iron Chest” (CD – 2012)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...