photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Sons Of Aeon - "Sons Of Aeon"

SONS OF AEON
"Sons Of Aeon"
[CD - Lifeforce Records]

Os Sons Of Aeon serão, inevitavelmente, sempre conhecidos como a banda de elementos dos Ghost Brigade, Swallow The Sun, Endstand e Code For Silence. A verdade é que este quinteto finlandês não só não se importa em ser reconhecido dessa forma como parece até ter orgulho disso. Depois de se terem juntado em 2010 e demorado três anos a organizar ideias, bem como a preparar o seu álbum de estreia, sai este ano o disco homónimo e a primeira conclusão que se tira é que valeu a pena a espera.

O álbum começa com "Faceless", um tema de quase oito minutos dos quais os três primeiros são instrumentais, aparecendo depois a voz (fantástica, diga-se) de Tony Kaikkonen. Não apenas por ser a primeira, mas também pelo poder que transmite, é talvez a faixa que mais se destaca de todo o registo. Em "Faceless" está representado tudo o que são e o que pretendem.

A partir daí, a energia é uma constante, sendo em "The Centre" (que define o meio do álbum) a pausa para o descanso. Um tema bastante mais calmo que permite relaxar, respirar fundo e ganhar fôlego para as músicas que se seguem. Depois de praticamente quatro minutos de descanso, a aventura recomeça e somos de novo engolidos pelo poder e determinação deste quinteto que quer provar que, apesar de ser "a banda dos membros das bandas x e y", não quer fazer deste projecto um saco para onde  vão as ideias que nos outros grupos não resultam. Esta é uma banda com ideias próprias.

Quando excelentes músicos se juntam o resultado só podia ser este - um álbum com um elevado nível técnico (em todos os aspectos) e cheio de poder. Seguro mas, ao mesmo tempo, capaz de transmitir uma sensação de "descontrolo" a quem o ouve. Apesar de, quando a viagem chega ao fim, a vontade ser a de repeti-la, a verdade é que, ao fim de algumas audições o álbum acaba por se tornar repetitivo e um pouco cansativo, sendo esse um dos aspectos menos positivos. Apesar de ter bastantes bons momentos, como um todo não é algo que transcenda as expectativas. Vale pelo que vale mas não traz ao certo nada de novo, nada que realmente se destaque (a não ser talvez a já falada faixa de introdução e, curiosamente, o último tema "Black Sheep Process").

Não é um dos melhores álbuns dos últimos tempos mas a ideia dos Sons Of Aeon também não devia ser essa pelo que para a banda fica a sensação de dever cumprido. Apesar desses problemas, fizeram mais do que o seu dever, apresentando um óptimo disco de estreia que faz ansiar pelo próximo. [7/10] B.C.

Data de lançamento: 21 de Janeiro de 2013
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: death metal melódico
Origem: Jyväskylä (Finlândia)
Formação: 2010

Alinhamento:
1. "Faceless" (07:42)
2. "Cold Waves" (03:49)
3. "Burden" (05:31)
4. "Enemy of the Souls" (04:23)
5. "The Centre" (03:52)
6. "Havoc & Catharsis" (03:53)
7. "Weakness" (06:38)
8. "Seeds Of Destruction" (03:25)
9. "Wolf Eyes" (03:56)
10. "Black Sheep Process" (05:45)
Duração: 49 minutos

Elementos:
- Tony Kaikkonen (voz)
- Tapio Vatrtianen (guitarra)
- Wille Naukkarinen (guitarra)
- Tommi Kiyiniemi (baixo)
- Pasi Pasanen (bateria)

Discografia:
- "Sons Of Aeon" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...