photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Enslaved - "RIITIIR"

ENSLAVED
“RIITIIR”
[CD - Nuclear Blast]

Mais de vinte anos passados desde que a dupla Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson se juntou (na altura com 13 e 17 anos, respectivamente) para ajudar a esculpir a face do black metal norueguês. Forçosamente influenciados por referências como Darkthrone, Burzum, Mayhem ou Immortal, o colectivo de Sveio estava no, entanto, sob efeito da mitologia viking numa altura em que ainda estava fresco na memória colectiva o lendário "Blood Fire Death" dos Bathory, considerado o primeiro disco do género. Com o passar dos anos, foram capazes de gerar a sua própria identidade e mudaram consideravelmente a sua sonoridade, arrastando-a para territórios mais experimentais e progressivos.

A nova proposta do grupo abre com “Thoughts Like Hammers”, uma curta introdução com um clima caótico que, de repente, avança para um instrumental calmo, acompanhado por vocais guturais. E quando menos esperamos, deparamo-nos com um refrão cativante pela voz limpa de Herbrand Larsen. A faixa ainda tem bons momentos até ao final e facilmente o ouvinte terá vontade de repetir a audição.

O tema “Death In The Eyes Of Dawn” começa com um instrumental melódico que se transforma num pré- refrão bem tenso, nada agressivo e envolvente, com o vocal limpo a evidenciar-se novamente (uma característica que já virou marca da banda nos últimos trabalhos).

Segue-se “Velburner” que, apesar de não ser tão melódico, encontra uma banda a preferir utilizar as vozes limpas na maioria da música. Esse clima dark, perceptível nas três primeiras faixas, acompanha todo o álbum, junto com os refrões melódicos e a ambientação dos teclados.

Para fechar a primeira metade, ainda temos “Roots Of The Mountain” que, até pouco menos de um minuto, mostra os Enslaved agressivos dos primeiros álbuns. Porém, o ritmo não dura muito tempo e a banda regressa às características referidas anteriormente. Logo depois, temos o tema homónimo que se revela mais progressivo do que os restantes.

“Materal” será a faixa mais monótona. Contudo, é interessante notar a influência dos Pink Floyd durante o solo de guitarra, característica que está mais acentuada no álbum “Vertebrae”, de 2008.

Em “Storm Of The Memories”, com o instrumental progressivo e algumas vezes bem agressivo, acabam por não revelar nada de novo, excepto o uso exagerado dos sintetizadores.

Para encerrar temos “Forsaken”, um dos temas mais sombrios, principalmente depois dos sete minutos, onde se consegue ouvir uma melancolia profunda.

Desde o “Isa", de 2004, e particularmente a partir de “Vertebrae”, os Enslaved são mais uma banda de metal extremo progressivo do que viking metal. O que se pode apontar de “negativo” neste registo, é o uso exagerado e aparentemente forçado da voz limpa, que com o passar do tempo nos cria uma certa sensação de déjà-vu. Forçado ou não, o facto é que acaba por funcionar muito bem, hipnotizando o ouvinte e fazendo-o escutar a mesma faixa vezes sem conta. Um álbum digno de audição. [9.5/10] S.F.

Data de lançamento: 28 de Setembro de 2012
Nota de estúdio: produzido pelos Enslaved nos Duper Studios, Ice Dale's Earshot Studio e Peersonal Sound; bateria captada por Iver Sandy.
Estilo: black metal progressivo
Origem: Sveio (Noruega)
Formação: 1991

Alinhamento:
1. "Thoughts Like Hammers" (9:30)
2. "Death In The Eyes of Dawn" (8:17)
3. "Veilburner" (6:46)
4. "Roots Of The Mountain" (9:16)
5. "RIITIIR" (5:26)
6. "Materal" (7:48)
7. "Storm of Memories" 8:58
8. "Forsaken" 11:15
Duração: 67 minutos

Elementos:
- Ivar Bjørnson (guitarra/voz/efeitos/sintetizadores)
- Arve Isdal (guitarra)
- Herbrand Larsen (voz/teclados)
- Grutle Kjellson (baixo/voz/efeitos)
- Cato Bekkevold (bateria)

Discografia:
- "Nema" (Demo - 1991)
- "Yggdrasill" (Demo - 1992)
- "Hordanes Land" (EP - 1993)
- "Vikingligr Veldi" (CD - 1994)
- "Frost" (CD - 1994)
- "Eld" (CD - 1997)
- "Blodhemn" (CD - 1998)
- "Mardraum - Beyond The Within" (CD - 2000)
- "Monumension" (CD - 2001)
- "Below The Lights" (CD - 2003)
- "Isa" (CD - 2004)
- "Ruun" (CD - 2006)
- "Vertebrae" (CD - 2008)
- "Axioma Ethica Odini" (CD - 2010)
- "The Sleeping Gods" (EP - 2011)
- "Thorn" (EP - 2011)
- "RIITIIR" (CD - 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...