photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Cult Of Luna - "Vertikal"

CULT OF LUNA
"Vertikal"
[CD - Indie Recordings]

Apesar de mais novos, emergiram sorrateiramente para se colocarem bem firmes ao lado dos grande pioneiros do post-metal, os Neurosis. Como acontece com muitas bandas, o seu início foi mais duro, rude e áspero, musicalmente falando, e com o tempo foram-se tornando muito mais cerebrais mas paradoxalmente mais emotivos.

Se há coisa que distingue os verdadeiros mestres dos seguidores é a capacidade de manter a qualidade intocável. Com maiores ou menores metamorfoses, o grupo de Umeå teima em não desiludir os seus seguidores e "Vertikal" é mais um portento de música envolvente, desafiante e poderosa.

Cerca de cinco anos se passaram desde o anterior "Eternal Kingdom", o que pode induzir que a banda até estaria a necessitar de umas "férias". Ainda que pelo meio tenha ficado um DVD ao vivo e um audio book, seria neste novo passo que estariam focadas todas as energias criativas. Não havendo propriamente altos e baixos na carreira do grupo, "Vertikal" é um disco mais imprevisível em relação ao seu antecessor e os Cult Of Luna conseguem mais uma vez, como já quase ninguém, imprimir uma dinâmica (mesmo que sempre numa torrente de música lenta) fantástica e um espírito psicadélico absolutamente absorvente.

A maior virtude dos Cult Of Luna mantém-se na capacidade de não deixarem estancar a fonte criativa. Desta feita com uma imagética brutal inspirada no filme de ficção-científica da época do expressionismo alemão, "Metropolis", realizado por Fritz Lang em 1927, conseguem uma nova colecção de temas fiel ao seu carácter em que vão sustentadamente explicando, com uma classe evidente, o sentido do conceito lírico, musical e visual deste disco. A música atinge ocasionalmente picos de psicadelismo e uma gigantesca dimensão negra que nos faz sentir verdadeiramente desconfortáveis. A culpa principal é de uma sublime "Vicarious Redemption" que em dezanove minutos parece sugar-nos para outra realidade - espacial, sintética e asfixiante em tons sempre monocromáticos.

Por tudo isso, e por quinze anos de carreira expressos em sete fantásticos discos, parece-nos cada vez mais evidente que este será um nome para ficar cravado nos anais da música ambiental e progressiva. [8.7/10] N.C.

Data de lançamento: 29 de Janeiro de 2013
Nota de estúdio: produzido pelos Cult Of Luna, gravado, misturado e masterizado por Magnus Lindberg nos Tonteknik Recording  e The Vilhelm Room
Estilo: post-rock
Formação: 1998
Origem: Umeå (Suécia)

Alinhamento:
1. "The One" (2:19)
2. "I: The Weapon" (9:37)
3. "Vicarious Redemption" (19:17)
4."The Sweep" (3:13)
5. "Synchronicity" (7:23)
6. "Mute Departure" (9:21)
7. "Disharmonia" (0:46)
8. "In Awe Of" (10:10)
9. "Passing Through" (6:11)
Duração: 68 minutos

Elementos:
- Johannes Persson (guitarra/voz)
- Fredrik Kihlberg (guitarra/voz)
- Erik Olofsson (guitarra)
- Andreas Johansson (baixo)
- Magnus Lindberg (bateria/engenheiro de som)
- Thomas Hedlund (bateria/percussão)

Discografia:
- "Cult Of Luna" (CD - 2001)
- "The Beyond" (CD - 2003)
- "Salvation" (CD - 2004)
- "Somewhere Along The Highway" (CD - 2006)
- "Eternal Kingdom" (CD - 2008
- "Eviga Riket" (audio/book - 2010)
- "Vertikal" (CD - 2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...