photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Calamity Islet - "See The Colourless"

CALAMITY ISLET
"See The Colourless"
[EP - Edição de autor]

Oriundos da Madeira, os Calamity Islet são um quinteto que luta cada dia para atingir um maior reconhecimento dentro do espectro da música pesada. É sabido que não é fácil ser-se músico em Portugal, sendo que a dificuldade é ainda mais acrescida nas ilhas. Ainda assim, esta jovem banda não ficou dentro da garagem a queixar-se das dificuldades, lutando, em vez disso, para cumprir os seus objectivos e sonhos.

Foi com isso em mente que em Fevereiro do ano passado rumaram a Vila do Conde onde gravaram o seu primeiro trabalho, "See The Colourless", um EP com seis temas que tem como objectivo apresentar quem são os Calamity Islet.

O disco começa com "Limelight Upon Misery", um tema acústico com menos de dois minutos que não faz prever a descarga de death metal com influências melódicas que se avizinha. Mesmo assim, acaba por criar o ambiente ideal para escutar os cinco temas que se seguem.

É visível a vontade da banda em inserir várias influências na sua música, supondo-se que nessas mesmas está inserida a vontade de todos os elementos, o que acaba por resultar numa mistura bastante agradável de se ouvir. Um disco que não perde nunca o seu power e que mesmo assim não se torna cansativo ao ouvido.

De todos os temas, "Havoc" acaba por ser um dos que mais se destaca pela sua qualidade acima da média (não que os outros não a tenham, mas neste acaba por ser a verdadeira confirmação da capacidade técnica destes cinco amigos). Um monstro (no bom sentido) na bateria, riffs memoráveis (assim como solos) e um excelente trabalho do baixista e vocalista caracterizam não só este tema como todo o álbum. A voz, de resto, acaba por se destacar pela dinâmica que dá um toque moderno ao álbum, sem, no entanto, esquecer as raízes que influenciam a banda.

A parte que mais nos custa é apenas uma: 25 minutos depois de termos começado a ouvir esta bomba e já ela chegou ao fim. A qualidade é bastante e, por isso, este disco sabe a muito pouco. Tudo o que se pede no fim é outra meia-dúzia de temas e a sensação é que os ouviríamos com todo o prazer. Não sendo possível, é pressionar play outra vez e desfrutar deste diamante (ainda em bruto, não é preciso esconder) uma outra vez. E outra, e mais outra...

Apesar de todos os aspectos positivos, é perceptível que se trata ainda de uma banda em início de carreira e que alguns pormenores ainda precisam de ser polidos. A produção deixou um bocado a desejar, o que acaba por tirar algum do poder do disco, mas além desses pequenos pormenores é justo afirmar que estamos perante um óptimo trabalho (não é perfeito, mas acreditem que não está assim tão longe de o ser). A banda promete que este ano já há longa-duração, por isso, só resta esperar com muita ansiedade. [8.5/10] B.C.

Data de lançamento: 1 de Setembro de 2012
Nota de estúdio: gravado e produzido por Paulo Lopes nos Soundvision Studios (Vila do Conde).
Estilo: death metal melódico
Origem: Madeira (Portugal)
Formação: 2010
Artwork: André Fernandes Trindade

Alinhamento:
1. "Limelight Upon Misery" (01:40)
2. "Crest Of Humanity" (04:11)
3. "Death's Warm Embrace" (04:42)
4. "Havoc" (04:59)
5. "The Seventh" (03:57)
6. "Mourner's Legacy" (05:54)
Duração: 25 minutos

Elementos:
- Ricardo Rodrigues (voz)
- Carlo Rodrigues (guitarra)
- Lee Jones (guitarra)
- Tobias Rodrigues (baixo)
- Jeff De Gouveia (bateria)

Discografia:
- "See The Colourless" (EP - 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...