photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Enter Shikari / Cancer Bats
08.01.13 - TMN Ao Vivo, Lisboa

Cancer Bats
2013 começou ainda há poucos dias mas a Everything Is New não nos fez esperar e iniciou em força este novo ano. A ansiedade era muita e o motivo não era para menos: o quarteto britânico Enter Shikari vinha a Lisboa apresentar o seu mais recente álbum, "A Flash Flood Of Colour", e trazia com eles os canadianos Cancer Bats que voltavam à capital oito meses depois.

À hora prevista para a abertura das portas, a fila estendia-se já ao longo de um dos lados do edifício mas a entrada deu-se de forma rápida e aos poucos a sala foi ficando composta. A uma hora do início dos espectáculos era altura de ver o merchandise, beber qualquer coisa e tentar arranjar o melhor lugar. A noite prometia ser de festa.

Faltavam poucos minutos para as 21 horas quando os CANCER BATS entraram em palco prontos para mostrar serviço com "Pneumonia Hawk". Comandados por Liam Cormier, um dos vocalistas mais eléctricos do hardcore, a banda pôs de pé um concerto que rondou cerca de 40 minutos cheios de energia. A apontar, só o facto da voz ser pouco perceptível e perder-se nos restantes instrumentos. Ao longo da actuação era visível que algumas pessoas não estavam ali apenas por Enter Shikari, sendo que aos restantes, que não conheciam o quarteto de Toronto, Liam fez questão de se apresentar como "motherfucking Cancer Bats!".
Ao longo do concerto foram ouvidos alguns dos temas mais conhecidos da banda como "Hail Destroyer", "Road Sick" e "Sabotage" (a famosa cover dos Beastie Boys), bem como outras músicas que, no geral, representaram na totalidade o que são e o que pensam os Cancer Bats. Depois de "R.A.T.S.", do último álbum, a banda saiu de palco com a sensação de dever cumprido e sob um forte aplauso.

Enter Shikari
Seja como for, a noite era dos ENTER SHIKARI e nada iria mudar isso. Às 22 horas em ponto, e como se a ansiedade não estivesse já quase no máximo, começou a ouvir-se uma longa introdução na qual se ia sabendo o tempo que faltava (dez minutos) para a entrada da banda em palco.

Após esse tempo o quarteto surgiu visivelmente animado e cheio de energia. Os aplausos eram imensos e a banda não fez o público esperar mais, arrancando para mais de hora e meia de concerto com "System...", logo seguida por "...Meltdown", as duas primeiras faixas do último registo que vinham precisamente apresentar. A partir daí, a energia da banda esteve sempre no máximo e era acompanhada por um espectáculo visual (quer com projecções quer com luzes) evolvente. O público respondeu bem e cantava as letras com Roughton Reynolds, que não parecia ter problema em partilhar o microfone com as filas da frente. Até mesmo quando o vocalista prometeu material old school a audiência correspondeu, sendo uma das reacções mais efusivas da noite quando se ouviram as primeiras melodias de "Sorry, You're Not A Winner", do seu primeiro álbum.

Os Enter Shikari gostam do que fazem e, sobretudo, sabem-no fazer bem. Quer se goste quer não, há que respeitar esta banda, que celebra este ano uma década de existência, pela coragem de fazer aquilo que gosta e com que se sente bem, sem pensar no resto. Só desta maneira é possível transmitir tamanha energia e alegria ao vivo. Se haviam dúvidas em relação aos prémios que a distinguem como uma das melhores bandas ao vivo, poucos terão saído sem a certeza de que são completamente merecidos.

A banda desfilou algumas das suas músicas mais conhecidas, entre breakdowns capazes de fazer aumentar subitamente a temperatura, partes electrónicas (pelas quais se destacam) bastante dançáveis e momentos acústicos dignos de fazer o público pegar no isqueiro. Para além disso, passaram por todos os álbuns e terminaram em "Mothership", do álbum de estreia "Take To The Skies".

O público pediu mais e a banda acedeu, voltando ao pequeno (ou pelo menos assim o faziam parecer) palco no Cais do Sodré para mais três temas. Depois de "Zzzonked" foi a altura da verdadeira despedida e de um sincero "até à próxima" (e que seja para breve) por parte do público que, apesar de não encher o espaço, compô-lo bem para receber estes "jovens do hardcore".

Texto: Bruno Correia

Setlist Cancer Bats:
01. "Pneumonia Hawk"
02. "Trust No One"
03. "Bricks And Mortar"
04. "Lucifer's Rocking Chair"
05. "Sleep This Away"
06. "Sorceress"
07. "Road Sick"
08. "Drunken Physics"
09. "Darkness Lives"
10. "Old Blood"
11. "Sabotage"
12. "Hail Destroyer"
13. "R.A.T.S."

Setlist Enter Shikari:
01. "System..."
02. "...Meltdown"
03. "Sssnakepit"
04. "Antwerpen"
05. "Gandhi Mate, Gandhi"
06. "Sorry, You're Not A Winner"
07. "Destabilise"
08. "Return To Energiser"
09. "Warm Smiles Do Not Make You Welcome Here"
10. "Gap In The Fence"
11. "Juggernauts"
12. "Arguing With Thermometers"
13. "Mothership"

Encore:
14. "Constellations"
15. "Pack Of Thieves"
16. "Zzzonked"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...