photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Finsterforst - "Rastlos"

FINSTERFORST
"Rastlos"
[CD - Napalm Records]

Quando pensamos em black metal pagão ou viking metal, Quorthon e os seus Bathory ocorrem-nos imediatamente à memória. A sua herança é absolutamente incontornável em bandas como estes germânicos, com a diferença de que o mote são os cenários da Schwarzwald (Floresta Negra), de onde são originários. Para além disso, a produção atinge um notável pico de excelência, com, desta vez, o grupo a recorrer a instrumentos reais para criar uma densa, assombrosa e épica banda-sonora que nos vai emergir em outros planos temporais e sensoriais.

Ao terceiro longa-duração, os Finsterforst dão um salto de gigante na assunção de uma posição de referência dentro do género. Com as suas longas e intricadas composições, conseguem criar cenários de beleza cândida em contraposição com momentos de fúria bélica. As orquestrações assumem indiscutível destaque, com referência para "Stirbt Zuletzt". A melodia e o ambiente que paira sobre a maioria destes temas é de uma intensidade pouco comum e apesar da duração acrescida dos temas, nunca os deixam cair em espaços mortos.

Com "Rastlos" arrisca-se a dizer que, mesmo para os mais aversos ao género, é impossível ficar indiferente à aura que transborda destes sete temas. Conjugar tantos instrumentos (com destaque para o conjunto de metais, acordeão e flauta) e obter uma obra tão dinâmica não é apenas uma questão de técnica. Há muito sentimento em carne viva por aqui, algo que já rareia por estes meandros. [8.5/10] N.C.

Data de lançamento: 26 de Novembro de 2012
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: folk/pagan/black metal
Formação: 2004
Origem: Schwarzwald (Alemanha)

Alinhamento:
1. "Nichts als Asche" (13:41)
2. "Fremd" (12:42)
3. "Am Scheideweg" (1:30)
4. "Stirbt Zuletzt" (10:38)
5. "Ein Lichtschein" (14:05)
6. "Rast" (2:02)
7. "Flammenrausch" (22:50)
Duração: 77 minutos

Elementos:
- Oliver Berlin (voz)
- David Schuldis (guitarra)
- Simon Schillinger (guitarra)
- Tobias Weinreich (baixo)
- Johannes Joseph (acordeão, voz)
- Sebastian Scherrer (teclado)
- Cornelius Heck (bateria)

Discografia:
- "Wiege der Finsternis" (EP - 2006)
- "Weltenkraft" (CD - 2007)
- "...zum Tode hin (CD - 2009)
- "Urwerk" (CD compilação - 2010)
- "Rastlos" (CD - 2012)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...