photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Mandibula - "Sacrificial Metal Of Death"

MANDIBULA
"Sacrificial Metal Of Death"
[CD - Ethereal Sound Works / Caverna Abismal]

Misticismo e secretismo são a base da forma de estar deste projecto portuense. Nem o próprio encarte, nem as suas editoras desvendam a figura por detrás deste projecto. Misantropismos à parte, a sonoridade e imaginário dos Mandibula vai buscar aos anos 80, sobretudo ao black metal minimalista dos Celtic Frost e ao crust/punk dos Amebix e Discharge, o seu sorvo de inspiração e carregam-no de uma negritude ritualista, sanguinária e até algo filosófica, que tornam estas nove faixas numa experiência de desconforto perturbante.

Contudo, a música dos Mandibula terá mais atitude do que discernimento. Se o instrumental tem que ser simplista não deverá ser forçosamente monótono (e muito menos com lacunas técnicas) e o ambiente tenebroso que lhe tentam conferir , maioritariamente por samples e um arrastar típico do doom, não significa que tenham que entrar numa espiral de repetição inconsequente.

A meio do disco a experiência começa a tornar-se penosa, mas não pela bem conseguida poesia negra (favoravelmente em português) e muito menos pelo bem conseguido artwork de André Coelho que nos envia para um qualquer ermo asqueroso onde se sacrificam virgens. A música dos Mandibula consegue perturbar-nos, e isso é positivo, mas também aparenta alguma intransigência quanto à evolução que os seus próprios ídolos aplicaram às suas carreiras. 

"Sacrificial Metal Of Death" parece-nos claramente um daqueles discos capaz de dividir opiniões, que tanto pode ser louvável pelo tributo que presta a outras eras e sonoridades sacadas do inferno, como parecer a coisa mais desprovida de prumo. À tona, uma intocável independência artística face às tendências do mercado e daí lhes podermos vaticinar um interessante culto no underground. [4/10] N.C.

Data de lançamento: 22 de Setembro de 2012
Nota de estúdio: não disponível
Estilo: black/thrash/doom metal
Origem: Porto (Portugal)
Formação: 2010
Artwork: André Coelho

Alinhamento:
1. "Intro" (03:37)
2. "Cães da Guerra" (06.28)
3. "Negros Cascos sobre o Trono da Terra" (02:50)
4. "Flagelação" (07:41)
5. "O Carrasco" (04:07)
6. "Rios de Sangue" (04:01)
7. "Arauto da Dor" (10:45)
8. "Coroa Negra dos Infernos" (11:42)
9. "Orgia no Necrotério" (04:02)
Duração: 55 minutos

Elementos:
Não disponível

Discografia:
- "Sacrificial Metal Of Death" (K7 - 2010)
- "Sacrificial Metal Of Death" (CD - 2012)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...