photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Shadowsphere - "Inferno"

SHADOWSPHERE
"Inferno"
[CD - Edição de autor]

Doze anos de experiência na bagagem parecem ter surtido óptimo resultado nestes seixalenses. Apesar da intermitência nas edições, particularmente entre este "Inferno" e o anterior "Hellbound Heart", de 2006, os Shadowsphere aparecem agora como uma postura ligeiramente mais polida e directa mas, indiscutivelmente, mais consistente.   

Com a estreia de três novos elementos podem até fazer-se apostas sobre quem é o culpado da tendência mais melódica de "Inferno", mas é igualmente indisfarçável que Luís Goulão (guitarra) e Paulo Gonçalves (voz) são os grandes pilares deste projecto e que cada vez mais sabem exactamente o que querem. De qualquer forma, não seria totalmente adquirido que assinassem um sucessor de "Hellbound Heart" tão... "orelhudo". Neste particular, encontramos temas como "Dead Behind My Eyes" (onde há umas piscadelas ao hardcore/punk mais mainstream) e "Sworn Enemy" (com a participação de Patrícia Rodrigues, dos extintos ThanatoSchizO), este último com verdadeira pinta de single. Por outro lado, a banda não esconde a sua face mais abrasiva em temas como "Firewalker" ou "Gehenna".

Os At The Gates e os In Flames ou, num plano mais moderno, os Shadows Fall e os Lamb Of God, continuam algumas das grandes referências da banda. E perante a eficácia deste material, imaginamos se tivesse sido alvo de uma produção verdadeiramente bombástica, apesar de perfeitamente aceitável o trabalho de Tiago Canadas e a masterização do norte-americano Jim Foggarty.  

Posto isto, e apesar de não estarmos certos se os fãs do fundo de catálogo da banda compreenderão na plenitude a razão destas pequenas alterações estruturais, a verdade é que parece evidente que os Shadowsphere denotam um claro crescimento a nível de escrita. Temos aqui, certamente, alguns dos temas mais consistentes e viciantes que a banda já assinou e "Inferno" revela-se um digno produto para os incondicionais do death metal melódico e do metalcore. [7.5/10] N.C.

Data de lançamento: 1 de Junho de 2012
Nota de estúdio: produzido por Tiago Canadas e Shadowsphere (Poison Apple Studios, Lisboa); misturado por Tiago Canadas; masterizado por Jim Foggarty (Zing Studios).
Estilo: death metal melódico/metalcore
Origem: Seixal (Portugal)
Formação: 2000
Artwork: Andrea Sousa

Alinhamento:
1. "Inferno" (1:03)
2. "Within The Serpent's Grasp" (4:28)
3. "Sworn Enemy" (5:12) [com Patrícia Rodrigues]
4. "Dead Behind My Eyes" (4:15)
5. "Suicide Reign Of Salvation" (5:11)
6. "Bullet Train" (3:51)
7. "The Hurtclocker" (1:20) [com Davon Von Dave]
8. "Firewalker" (3:41)
9. "Gehenna" (2:53)
10. "Screaming Silence" (3:36)
11. "Alone At The End Of The World" [I. "Last Season" | II. "Drowning On Dry Land" | III. "Closure"] (7:53)
Duração: 43:38 minutos

Elementos:
- Paulo Gonçalves (voz)
- Luis Miguel Goulão (guitarra)
- Ricardo Trincheiras (guitarra)
- João Sousa (baixo)
- Emídio Ramos (bateria)

Discografia:
- "Death And Dreaming" (EP - 2002)
- "Darklands" (CD - 2004)
- "Hellbound Heart" (CD - 2006)
- "Inferno" (CD - 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...