photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

O último suspiro

Para os mais atentos, ou até nem é preciso, é por demais evidente que o metal nos Açores está doente. Ou mais do que isso - moribundo, autenticamente à beira do abismo. Pessoas que facilmente identificarão (e não, não somos nós na SoundZone que, por acaso, também já organizámos vários eventos), estão a viver entre fogo-cruzado de mentiras, desprezo, preconceito (e mais uma série de hediondos nomes) para conseguirem continuar a levar às costas um género musical que durante 20 anos foi só um dos principais catalisadores da formação de jovens músicos nos Açores. Exacto, os músicos de heavy metal, aquele coisa abominável à luz das mentes mais retrógradas que comandam a nossa cultura e tudo o que tenha a ver com o espectáculo e o entretenimento. Até invocaria uma simples mas curiosa estatística para entendermos a subjectividade das coisas: Portugal em 20 anos quadruplicou o seu número de licenciados. Curiosamente também, ou não, encontramo-nos num estado social, político e cultural do mais decadente que alguma vez vivemos e a deambular por uma autêntica Idade da Pedra (e não, não me refiro à pedra das imponentes e modernaças construções que custam o que não mata a fome a milhares) no que toca a mentalidades e capacidade intelectual.

Os Açores, e que nos desculpem os leitores do continente que nos seguem, é mesmo e cada vez mais uma monocultura de compadrio, interesses aculturados e idiossincrasias ambíguas e promíscuas. Para além de estarmos isolados pelo mar, continuamos também enjaulados por intransigências que nos fecham as portas a qualquer sonho. Minto. Juntemos uns trocos para apenas um bilhete de ida, como alguém do faustoso pelouro já aconselhou. Se calhar é mesmo isso que precisamos - que todas as pessoas honestas e talentosas que lutam pelo que acreditam, saltem fora e deixem reinar toda a "abutrice" que cresce das árvores.

E será que os nossos soberanos percebem alguma coisa de cultura? É uma das perguntas que mais ocorre aos lesados por tanta injustiça e insensibilidade. Pelos factos, não há muito risco a ajuizar. Pelas intenções ainda se dá o benefício da dúvida. Mas não se crê que de orgias de papelão dissolvente, "garagens" bem abertas ou pautas paralíticas se faça o presente e o futuro da nossa cultura. Não é preciso um esforço muito grande para se perceber do que se trata.

Mas porque para se legitimar uma crítica também tem que se olhar para dentro, entristece-me reconhecer que há e sempre houve muitos "paraquedistas" no rock e no metal. No açoriano a dobrar. Porque nas terras pequenas há uma comunhão saudável mas uma tendência quase repugnante para a uniformização. Se num plano global, ser do contra é quase uma heresia, imagine-se no meio de um minúsculo aglomerado de seres. A coragem e a personalidade vê-se no assumir incondicional dos nossos princípios. Mas como somos muito poucos não temos essa força. Somos um rebanho oco que se cinge a si próprio e só se aceita num todo. Discriminação inquisitória para quem ousar o contrário.

Por miúdos, todos os apelos feitos à comunhão do que se pensava ser uma legião considerável de fãs de metal, aquando das chamadas para eventos de irrecusável importância, foram ignorados, sem qualquer clemência, pelo seu instinto autenticamente animal - muitas vezes de acasalamento. Não há mesmo outra maneira de abordar o assunto. Com isso o metal foi-se enfraquecendo cada vez mais e tornando-se num elo quebradiço que agora os necrófilos "troikanos" facilmente vão devorando. Triste povo.

Se há coisa que distingue o metal de muitas culturas musicais e outras, é a convicção - esta palavra simples, mágica mas impraticável para muita e boa gente. Quando do metal se afama o ateísmo, eu socorrer-me-ia precisamente do exemplo deixado por Cristo (independentemente da fé que se tenha, mas olhemos ao "conto" em si) para mostrar do que falamos quando nos referimos a convicção. Acabou na cruz, pois todos sabemos... mas a história permaneceu dois milénios e das "ovelhas enfermas" não restou nada para contar.

Para não correr o risco de obcecar com teorias baratas (pelo menos para alguns), deixo apenas o repto aos sobreviventes, os sem-medo, os verdadeiros guerreiros (no melhor sentido da palavra): acordem e não vos deixem roer os ossos até ao tutano. Pois eles não merecem nem a larva que nos ameaça devorar. 

Nuno Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...