photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Black Bombaim - «Titans»

BLACK BOMBAIM
Titans”
[LP – Lovers & Lollypops]

A paisagem é o deserto. A banda sonora é "Titans". A banda de Barcelos tem, disco após disco, conquistado fãs tanto no contexto nacional como internacional. O EP homónimo de estreia foi a rampa de lançamento, "Saturdays And Space Travels" foi a confirmação e "Titans" é a certeza. Desta vez temos colaborações de luxo como Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Steve Mackay (The Stooges), Issaih Mitchell (Earthless), Noel V. Harmonson (Comets On Fire), Shela (PAUS), entre outros. O título, por seu lado, revela-nos que este disco é um tributo às bandas que cresceram a ouvir. O álbum está dividido em quatro partes ou lados, perfeito para o formato vinil-duplo.

"A" começa tipicamente à Black Bombaim. Adolfo Luxúria Canibal empresta a sua voz para acrescentar alguma negridão e profundidade à música da banda. Depois temos algum descanso com uma passagem acústica para mais tarde surgir uma explosão stoner/doom final a fazer-nos crescer pelos no peito. "B" é uma descarga de space rock, mais directa e em que é simplesmente impossível de se ouvir com volume baixo... para um verdadeiro rocker ou headbanger.

"C" mostra-nos o lado mais doom, com um riff inicial a fazer lembrar qualquer coisa saída da cartola de Tony Iommi. Aqui contamos com a participação especial de Steve Mackay dos The Stooges no saxofone, algo que dá um toque de classe e acrescenta alguma melodia.

Finalmente e, de todas as faixas, "D" é a mais experimental, um pouco mais "descoordenada". Temos orgão, alguma electrónica à mistura mas depois entram as estrondosas bateria e guitarra, esta última produzindo, a meio da música, um dos riffs mais memoráveis do disco.

Assim, "Titans" é um álbum para se ir descobrindo e absorvendo aos poucos. Não se intimidem com o facto de serem apenas quatro faixas com mais de dez minutos cada, que bem podiam ter resultado em quatro EP's distintos. O mais importante mesmo é que dada a complexidade e classe, este é um verdadeiro titã de álbum. [8.5/10] M.M.

Data de lançamento: Maio de 2012
Nota de estúdio: gravado e misturado por Zé Nando Pimenta (estúdios Meifumado, Porto); masterizado por John Golden
Estilo: stoner/space rock psicadélico
Origem: Barcelos, Portugal
Formação: 2007

Alinhamento:
1. “A” (19:47)
2. "B" (18:34)
3. "C" (16:01)
4. "D" (10:36)
Duração: 65 minutos

Elementos:
- Tojo (baixo)
- Senra (bateria)
- Ricardo (guitarra)

Discografia:
- “Black Bombaim” (EP – 2009)
- “Saturdays And Space Travels” (LP – 2010)
- “Titans” (LP – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...