photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Músicos Avulso - Renato Ramos (Karnak Seti)

"O meu maior defeito é ser tão pequeno para o meu coração"

Aqui começa o verdadeiro “striptease” intelectual aos músicos da nossa praça e arredores, do mais reconhecido ao anónimo. Sem descriminar ninguém e fazendo jus ao título desta rubrica, a SoundZone tentará dar a conhecer ao público o lado menos visível e mais humano dos artistas desprendendo-se do conceito de banda. A filosofia é a da descompressão, do entretenimento, de um certo “recreio dos sentidos”, mas sempre com o intuito de se tentar transmitir pontos de vista, personalidades e vivências que nos possam servir de referência. A SoundZone pretende também com este um espaço interactivo. Por isso, fazemos o apelo aos nossos leitores para que nos sugiram por e-mail questões e artistas que gostariam de ver neste formato. Aqui (quase) nada ficará por dizer.

Data de nascimento e naturalidade?
26 de Maio de 1977 (35 anos). Natural de São Pedro, no Funchal.

Como descreve sua terra natal e que sentimentos esta lhe traz? Gosta de ter crescido lá ou se pudesse tinha escolhido outra localidade ou mesmo país para nascer?
Nascer e viver na Madeira é muito agradável, pois temos um clima excelente, pouca violência, etc.. Mas gostava de ter nascido num país mais desenvolvido e com mais oportunidades.

Que traço faz da sua infância? Lembra-se das brincadeiras e traquinices que tinha? Que tipo de miúdo é que era?
A minha infância foi normal. Era um puto divertido como sou hoje em dia, mas claro, na altura não haviam as tecnologias que existem hoje, como têm os putos  para brincar. Joguei à bola, ao peão, aos berlindes, etc..

Na escola era um aluno empenhado? Que matérias/áreas mais o entusiasmava e, por outro lado, quais as que mais detestava?
Eu não era um excelente aluno devido à minha limitação na visão. Contudo, empenhava-me, claro. Gostei de Ciências e Educação Física. Não gostava de Matemática, obviamente.   

Lembra-se de algum momento marcante enquanto estudante? Alguma curiosidade, brincadeira, traquinice, alguma contenda com algum professor?
Já se passaram tantos anos mas sim, aconteceram... No 5º ano durante uma aula, a professora enganou-se e saiu-me logo sem pensar: "A professora está bêbada?!". No 10º ano, acho que no primeiro dia de aulas, fiquei logo "queimado" com um colega porque deu-nos um ataque de riso. A professora tinha bué sardas e perguntámos um para o outro se ela tinha levado um peido na cara! [risos] Mas pronto, perdi a disciplina para aprender.

Concorda com o novo acordo ortográfico?
Concordo com evolução, por isso, sim.

A sua ligação ao metal surge quando e como?
Com os meus amigos que viviam num bairro perto da minha casa. Um deles gravou uma cassete e emprestou-nos, e assim sucessivamente. Tinha uns 14 anos e a primeira banda que tive em cassete foi os Kreator. Hoje em dia nem sei de qual foi o álbum.

Como aprendeu, neste caso, a tocar guitarra?
Comecei aos 16 anos... mudei de casa conheci um amigo que dava uns toques e que ensinou-me os primeiros acordes numa acústica. Um ou dois anos depois comprei uma guitarra eléctrica e um amplificador.

Qual foi o primeiro disco de metal que ouviu e o que comprou?
O que ouvi foi mesmo um de Kreator, mas comprar foi o "Official Live: 101 Proof" dos Pantera.

Sempre ouviu metal ou teve aquela fase em que ouvia tudo o que lhe aparecia? Tem, por exemplo, vergonha de certas coisas que ouvia? 
Comecei a ligar à música através das primeiras bandas de metal que ouvi mas não durou muito tempo e conheci o rock'n'roll com os Guns N' Roses. Obviamente fiquei fã durante largos anos. Também apanhei o grunge, conheci o hip hop que, na altura, era uma cena underground... Como comecei também no skateboarding ouvi o punk dos NOFX, Rancid, etc. Porém, nunca fui de consumir cenas comerciais sem ser dentro destes géneros.

Qual foi o primeiro concerto a que assistiu?
Antes de pensar sequer que um dia ia ser músico fiquei pasmado pela primeira vez ao ver uma banda tocar num palco com aquele som todo, devia ter uns 11 anos. Obviamente, que me refiro àquelas bandas de arraiais. Entretanto, quando já tinha 16 aninhos e podia ir a eventos com a malta, acho que os GNR foram a primeira banda que vi ao vivo.

E o que mais o marcou até hoje e porquê?
Kreator, sem dúvida, pois foi a primeira banda que ouvi e nunca imaginei vê-los num festival tantos anos depois em que, por acaso, a minha banda também participou.

Qual é a sua grande referência musical e porquê?
Tenho referências no rock e metal de várias bandas que fui gostando ao longo dos anos. Porém, posso mencionar aquelas que me fizeram criar os meus primeiros riffs. São elas os Pantera, Sepultura, Rage Against The Machine, Dark Tranquillity, In Flames e Soilwork.

Quais são as suas habilitações literárias e qual a sua ocupação profissional?
Tenho o 12º ano incompleto e já tive várias profissões. Hoje em dia sou projeccionista de cinema. Faço-o acerca de seis anos.

Para si, qual seria a profissão ideal?
A pensar no dinheiro, gostava de ser um cantor ou futebolista famoso. Tirando a riqueza, gostava de viver sem dificuldades na música, neste caso, com a banda em que sou guitarrista.

Qual é o seu grande hobby?
Sou skater desde os 16 anos e ainda pratico eventualmente. Mas dentro da música formei uma banda de covers só por pura diversão ao cantar grandes temas do rock e não só. No fundo, para sair um pouco da rotina.

Qual a viagem que mais o marcou até hoje e qual é o seu destino preferido de férias?
Já fiz algumas viagens pela Europa mas, sem dúvida, que a melhor de sempre foi quando fui com os meus primos que vivem na Suíça passar uma semana aos Alpes e fazer snowboard .

Que local ou país deseja mais conhecer?
Não tenho esse tipo de curiosidade mas se pudesse visitava o Egipto ou a Austrália.

Tem um disco, canção, filme ou série da sua vida?
Não, gosto de muita coisa e é-me difícil escolher.

No sentido inverso; pior disco, canção, filme…
Não tenho. Costumo ser um crítico positivo.

Pratica ou acompanha algum desporto?
Só acompanho futebol e snooker.

É adepto de algum clube de futebol nacional? Qual?
Sou maritimista desde pequeno.

Utiliza as redes sociais? Que visão tem dessas e que papel lhes atribui?
Sim, utilizo. Valorizo-as tanto pela positiva como pela negativa. Depende de como se a utilizamos.

Consome ou já consumiu ilícitos?
Já experimentei quase tudo dentro do "soft".

É casado? Tem filhos?
Não, sou solteiro e não tenho filhos.

Que facto mais o orgulha e envergonha na história nacional e/ou internacional?
Tenho pena de termos vivido tantos anos sob uma ditadura. Internacionalmente, as vergonhas do cristianismo e dos nazis.

Acredita em Deus? É devoto de alguma religião?
Sou baptizado mas não pratico nem acompanho o cristianismo.

Acredita em fenómenos paranormais? Já presenciou algum?
Sim, acredito, pois já vi muitos programas acerca disso e ouvi relatos de pessoas chegadas que sabia que não estavam a mentir. Nunca presenciei um.

E em extraterrestres?
Acredito plenamente que existam, pois este universo é tão grande que só pode haver mais formas de vida mais ou menos desenvolvidas do que a nossa.

Para si, qual é o maior flagelo mundial?
A fome.

Qual é a sua opinião sobre o aborto e o casamento homossexual?
Cada um sabe de si e escolhe a sua orientação sexual. Quanto ao aborto, sou a favor em alguns casos.

Gosta de animais? Tem algum?
Gosto mas não tenho pelo facto de viver num apartamento e não ter muito tempo também.

Gosta de videojogos? Qual o seu tipo e/ou jogo favorito?
Tenho um Playstation 2. Gosto de jogos como o Tony Hawk de skateboarding, "Vice City", "Street Fighter" e alguns de carros.

Enquanto músico, qual foi o momento mais marcante da sua carreira?
Até agora foi abrir dois concertos seguidos para os Dark Tranquillity, no Porto e em Lisboa.

E o mais insólito?
Não gostei do meu primeiro concerto fora da Madeira, por vários motivos.

Arrepende-se de algo que fez na música?
Só me arrependo do que não fiz até agora.

Tem ainda algum sonho por cumprir na música?
Sonhos tenho que ter sempre mas certamente com os pés bem assentes na terra.

Qual é a sua banda/artista nacional e internacional preferidos?
De momento os Switchtense em termos nacionais e os Mors Principium Est a nível internacional.

O que acha da qualidade dos músicos e bandas nacionais?
Enorme em muitos casos e cada vez maior.

O que acha que falha, se é que alguma coisa falha, no panorama musical nacional? Acha que há qualidade e quantidade de infraestruturas e público suficientes?
Há algo que falha, certamente, pois não somos ainda um povo que valoriza o que é nacional. As condições e o público cresciam caso acontecesse o que disse atrás - começassem a valorizar os artistas portugueses.

A internet é um problema ou uma virtude para os músicos e/ou a indústria discográfica?
É positivo, a meu ver.

É a favor ou contra a pirataria?
A pirataria nunca irá acabar. Portanto, vai da consciência das pessoas quererem ou não comprar música e ajudar o artista a continuar a carreira.

O que acha dos organismos que gerem os direitos de autor, nomeadamente a SPA?
Não podem fazer muito mais do que fazem.

Concorda com as leis que estão a ser estudadas para combater a pirataria (ACTA, SOPA, etc)?
Podem estudar o que quiserem mas penso que nunca vão acabar com a pirataria.

O que é que o irrita mais?
A ignorância extrema porque também não estou a par de tudo. A inveja e falta de civismo.

Qual é a maior surpresa que o podem fazer?
Quando me informam que tenho uma actuação fora da Madeira.

Já praticou algum acto de solidariedade? Se sim, qual?
Sou solidário todos os dias ou pelo menos tento em muitas ocasiões durante o meu quotidiano.

Acha que ainda tem algum dom escondido por revelar?
Sim mas não ando à procura dele.

Prefere o Verão ou o Inverno? O sol ou o frio? A praia ou a neve?
Vivo numa ilha, por isso adoro praia, tempo quente ou ameno.

Qual é o carro dos seus sonhos?
O Audi TT pelo design.

Sente-se dependente do telemóvel?
Sem ele fico meio perdido e acho que é natural. Mas se acabassem para toda a gente no mundo não me importava nada e acostumava-me ao velho telefone fixo novamente.

Qual é a sua comida favorita?
Não tenho comida preferida, sou um verdadeiro omnívoro.

E a bebida?
Depende da situação, mas bebo todo o tipo de sumos e álcool.

Sabe cozinhar? Qual o prato que confecciona com maior mestria?
Sei cozinhar algumas coisas mas nada por aí além. Faço um bom esparguete à bolonhesa.

Qual é o seu maior medo?
Medo de morrer cedo e não aproveitar o tempo na Terra.

Tem alguma fobia?
Acho que não mas ficava desconfortável se ficasse preso numa caixa ou elevador pequeno.

Neste momento está optimista em relação à recuperação económica do país?
Estou e espero bem que consigamos superar a situação para bem de todos. Precisamos de uma "limpeza" em alguns sectores sociais.

Identifica-se com alguma ideologia política?
Eu sou do contra sempre, portanto, já estão a ver para onde vão os meus votos. Mas não tenho partido político fixo.

Se pudesse recuar no tempo, até onde e quando recuava? Porquê?
Recuava até aos 11 anos para começar na música mais cedo! [risos]

Acredita na reencarnação? Em quem ou no que gostava de reencarnar numa outra vida?
Não, mas se houvesse a escolha era a mesma - eu mas mais perfeito. 

É supersticioso? Qual a sua maior superstição?
Acredito no karma.

Para si, como se descobrem as verdadeiras amizades? O que é uma verdadeira amizade?
Amizades são aquelas que duram uma vida e mesmo que um dia discutas com esse amigo(a) amanhã já nem te lembras e está tudo bem. Como irmãos, pai e mãe.

Tem tatuagens? Se sim, qual a que mais sentido tem para si?
Sim, tenho duas, uma devido à morte de um grande guitarrista e amigo que tocou comigo.

E piercings? Se sim, quer revelar onde?
Só tenho um na parte de cima da orelha esquerda.

Considera-se vaidoso? Que cuidados tem com a aparência e a saúde?
Não sou vaidoso mas preocupo-me com o meu corpo, naturalmente. Para isso, tento evitar excessos, alimentar-me saudavelmente e ter a higiene pessoal sempre em dia.

Que tipo de roupa nunca seria capaz de usar?
 Roupa apertada tipo licras. 

Qual o seu maior defeito e a sua maior virtude?
A maior virtude é ter um coração enorme e o maior defeito ser tão pequeno para ele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...