photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Burning Man - "Ronin"

BURNING MAN
“Ronin”
[CD – Shut Up And Play]

“The Burning Man is coming to get you”. Assim conseguimos ler na página do Facebook desta jovem banda de Viana do Castelo que nos traz “Ronin”, um EP curto mas com muita energia.

Na sua descrição podemos ler também que não têm medo em admitir as suas influências principais: Mastodon, High On Fire, Torche e Men Eater. Não é mentira nenhuma. Também não é nenhuma maldade. Toda essa miscelânea leva a que estejamos perante seis músicas com bastante qualidade para uma estreia.

“Dead Rabbits” é, sem dúvida, a melhor faixa para começar o disco. Notam-se imediatamente as influências de High On Fire na voz de André Gonçalves e de Mastodon (da era “Remission”) nas guitarras. São essas as referências mais notórias durante todo o EP.

De salientar, apesar da tenra idade dos músicos, muita maturidade no que toca às composições. Há um princípio, um meio, um fim. Há guitarras fortes, há groove. Não entram em grandes exageros nem show-off. Tudo o que se ouve faz sentido. Metal feio, porco e mau.

As duas últimas faixas, “Wise Guy” e “Triad”, mostram dois lados completamente distintos da banda. A primeira, mais rápida e straight to the point. A segunda mais pesada, lenta e arrastada, permitindo ao ouvinte respirar um pouco depois de ter sido castigado quase non-stop durante as cinco músicas anteriores. Chegamos ao fim do disco com uma sensação de ter levado um valente enxerto de pancada (no bom sentido).

Depois dos Men Eater terem anunciado o seu fim (temporário, esperamos), fazem falta bandas do género em Portugal. Será que os Burning Man conseguirão segurar a tocha do stoner/sludge feito no nosso país? A ver vamos. Terão certamente que ganhar um pouco mais de calo e aos poucos a sua própria identidade. Para já, demonstram muita vontade e qualidade. [7.5/10] M.M.

Data de lançamento: Abril de 2012
Nota de estúdio: gravado nos BlackSheep Studios; produzido por Makoto Yagyu.
Estilo: stoner/sludge metal
Origem: Viana do Castelo (Portugal)
Formação: 2011

Alinhamento:
1. “Dead Rabbits” (2:04)
2. “The Rat” (3:27)
3. “Our Thing” (3:14)
4. “Ronin” (3:28)
5. “Wise Guy” (2:16)
6. “Triad” (3:00)
Duração: 18 minutos

Elementos:
- André Gonçalves (voz)
- João Parente (guitarra
- Afonso Barros (guitarra)
- Jorge Pinto (baixo)
- José Ribeiro (bateria)

Discografia:
- “Ronin” (EP – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...