photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - The Firstborn - "Lions Among Men"

THE FIRSTBORN
“Lions Among Men”
[CD – Rastilho Records]

Mente aberta. Imaterial. Busca pela superação intelectual. Há assim uns vibes profundos mas também estranhos que nos atingem quando ouvimos os The Firstborn e principalmente nos apercebemos da convicção da sua mensagem e filosofia de vida. A música, naturalmente o veículo basilar para isto (não sabemos se teria que ser o metal, mas ficou-lhe muito bem), está algo de sentido vertical para com toda a sua proeminência, independência e todo o seu atrevimento. Cada vez mais.

Uma das primeiras ilações que se pode tirar de “Lions Among Men”, quarto longa-duração da fase The Firstborn, é que o colectivo lisboeta conseguiu surpreender todos no rumo musical assumido, embora não se divorciando da veia espiritual e experimentalista do último “The Noble Search” (2008). Seria talvez de esperar mais do mesmo (o que já não seria mau) ou então, como a própria banda assume, mais uma metamorfose no seu som. Ao invés remetem ao extremo o sentido sensorial da sua música. E conseguem-no com um tipo de composição muito mais cerebral, “controlada”, provocadora na forma como se desenvolve, muito mais lenta e compassada, monolítica, mas ao mesmo tempo muito fluída e visceral, num verdadeiro exercício de música progressiva que procura estimular a nossa atenção e mesmo inteligência. Aqui não se verifica o caos típico do death metal ou do back metal que já os caracterizou. Há sim outro tipo de manifestações de intensidade, sobretudo por via da criação de ambientes densos, obscuros e polvilhados de mística.

Os The Firstborn têm tudo o que as grandes bandas têm – identidade, convicção e alma. Têm também tudo para não serem compreendidos à primeira, mas é isto que lhes confere distinção. E por incrível que possa parecer, continuam a descobrir caminhos diferentes e refrescantes para transmitir os seus ideais e a sua arte. “Lions Among Men” é, por isso, inevitavelmente, um enorme passo em frente na carreira dos The Firstborn para não dizer de muitos géneros pseudo-avantgarde e liberalistas. [8.7/10] N.C.

Data de lançamento: 5 de Março de 2012
Nota de estúdio: captado e misturado por André Tavares (MDL Studios, Portugal); masterizado por Collin Jordan (Boiler Room Mastering, E.U.A.)
Estilo: metal progressivo/experimental
Origem: Lisboa (Portugal)
Formação: 1995

Alinhamento:
1. “Lions Among Men” (8:50)
2. “Without As Within” (9:14)
3. “Wantless” (6:02)
4. “Vajra Eyes” (7:23)
5. “Eight Flashing Lances” (7:08)
6. “Nothing Attained, Nothing Spoken” (8:54)
7. “Sounds Liberated As Mantra” (7:19)
Duração: 54:10 minutos

Elementos:
- Bruno Fernandes (voz)
- Nuno Gervásio (guitarra)
- Filipe Lima (guitarra)
- Hélder Malicia (baixo)
- Rolando Barros (bateria)

Discografia:
(Como Firstborn Evil)
- “The Awakening Of Evil” (Demo – 1996)
- “Rebirth Of Evil” (CD – 1998)
(Como The Firstborn)
- “From The Past Yet To Come” (CD – 2000)
- “The Unclenching Of Fists” (CD – 2005)
- “The Noble Search” (CD – 2008)
- “Lions Among Men” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...