photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Adrenaline Mob - "Omertà"

ADRENALINE MOB
“Omertà”
[CD – Century Media]

Seriam, certamente, das propostas mais aguardadas para 2012. E sabe-se porquê. Com um baterista de marca incomensurável no espectro metal, em geral, e uma das vozes mais brilhantes do género, Mike Portnoy (ex-Dream Theater) e Russel Allen (Symphony X) são, por si só, um daqueles cartazes incontornávies para qualquer amante do Som Eterno. E, justiça feita, com o “desconhecido” Mike Orlando, virtuoso guitarrista que faz carreira a solo mas também já trabalhou com Zakk Wylde e Bumblefoot, "molharam-se" completamente de desejo os que receberam a notícia de que estavam juntos num novo projecto.

No último Verão, a banda editou o seu primeiro EP e os primeiros espectáculos foram, contudo, dissuasores de um certo optimismo. Isto, talvez, porque se esperaria algo mais complexo e… progressivo, só pode. No entanto, e até porque só seria lógico esta incursão se os seus intervenientes se banhassem em  águas diferentes, o que temos aqui é rock musculado, bem redondinho, com melodias penetrantes e, por arrasto, um grande potencial radiofónico.

“Undaunted”, o tema que abre este álbum e é também o single de avanço, é daquelas coisas… perfeitas. Grande refrão, riff espesso e modernaço, com muito balanço, e um Russel Allen que começa a partir a loiça toda logo de início. Depois percorremos influências de Godsmack e Black Label Society em “Psychosane” e “Feelin’ Me” ou Jeff Loomis (ex-Nevermore) em “Believe Me”. Não faltam as baladas semi-acústicas, “Angel Sky”, com uma estrondosa melodia, e temas também light como “All On The Line” - vibe glam/oitentista no ar. Onde os Adrenaline Mob estão mais perto de exibir toda a sua técnica é mesmo em “Hit The Wall”, onde a composição desenvolve-se mais “lentamente” e há mais espaço para os instrumentos. Mike Orlando, entretanto, nunca se esquiva a fantásticos solos, mostrando ao grande público que merece estar noutro patamar de exposição. Técnica, mas também muita emoção nos dedos. Um último destaque para a participação de Lzzy Halen, a portentosa vocalista dos Halestorm, na versão dos Duran Duran, “Come Undone”.

Perante tudo isso, o que é que pode falhar neste complô? Pode ser coincidência, mas a verdade é que nem sempre com um projecto feito “às pressas”, por melhores que sejam os seus executantes, se consegue algo susceptível de figurar para a posteridade. A experiência destes músicos pode até ter-lhes atraiçoado, porque a fórmula acaba por ser repetitiva e mecânica… é que se conseguissem cavar invariavelmente temas como “Undaunted”, talvez conseguíssemos digerir sem dificuldade esta receita de "temperar" rádios. Esta não é música para os nerds do metal, e isso todos nós já sabíamos, mas falta o click para que em 11 temas nos consigamos sentir totalmente magnetizados e curiosos em relação ao que vem a seguir.

“Omertà” não deixa, no entanto, de merecer uma audição, nem que seja, como se disse, para sentir a coesão destes fantásticos músicos. Em termos de ideias, estamos certos que a banda pode fazer ainda muito mais, mas aqui está uma lição de como fazer bom rock/metal sem compromissos de inovação. [7.5/10] N.C.

Data de lançamento: 19 de Março de 2012
Nota de estúdio: Produzido por Russel Allen; captado e misturado por Mike Orlando; masterizado por Maor Appelbaum
Estilo: Metal/hard rock/alternativo
Origem: Nova Iorque (Estados Unidos)
Formação: 2011

Alinhamento:
1. “Undaunted” (04:44)
2. “Psychosane” (04:37)
3. “Indifferent” (04:30)
4. “All On The Line” (04:20)
5. “Hit The Wall” (06:32)
6. “Come Undone” (03:55)
7. “Believe Me” (04:50)
8. “Down To The Floor” (03:59)
9. “Angel Sky” (03:33)
10. “Freight Train” (04:25)
11. “Feelin’ Me” (04:13)
Duração: 49:38 minutos

Elementos:
- Russel Allen (voz)
- Mike Orlando (guitarra)
- Mike Portnoy (bateria)

Discografia:
- “Adrenaline Mob” (EP – 2011)
- “Omertà” (CD – 2012)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...