photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Inner Fear - "First Born Fear"

INNER FEAR
“First Born Fear”
[Ed. digital – Auto-financiado]

Está aí para todos os “bolsos”. Disponível para download gratuito, qual depreciação, o regresso dos checos Inner Fear após nove anos de silêncio. Ainda assim não se sabe por quanto tempo “sobreviverão” convenientemente activos, até porque o seu líder é… Martin “Marthus” Skaroupka, baterista dos Cradle Of Filth.

A fundação dos Inner Fear remonta a 1997 quando Martin era ainda um mero desconhecido. Depois de três demos e três álbuns, a banda decidiu separar-se e, claro, o envolvimento do baterista com os Cradle Of Filth deverá ter contribuído para isso. De qualquer forma, um regresso numa altura de intensa agenda com a grupo de Dani Filth (ainda que os tempos sejam outros) não deixa de ser surpreendente mesmo que alguns destes temas sejam versões com outro mojo contidas em edições anteriores.

Não menos surpreendente é a consistência deste projecto. Ou talvez não. A par de Martin, a restante formação está a entregue a músicos com relativa pouca expressão no meio heavy. Ligações a bandas como Preternatural, Neglected Fields, Infected ou Gust Of Anger não seriam catalisadores, à partida, do bom aspecto deste disco. De qualquer forma, cada projecto deve ser visto como isso mesmo, e parece que os cinco músicos aqui envolvidos partilham uma forte afinidade que os permitiu ensaiar um regresso em grande.

A fórmula é simples: black metal gótico com guturais e vozes femininas, sem faltarem as orquestrações. Acontece que a mesma é explorada de forma muito convincente e inteligente, com descargas portentosas de black metal e melodias imponentes e inspiradas. O trabalho de guitarras e bateria é notável, bem como a encantadora voz de Vic Anselmo e os interessantes arranjos orquestrais e electro do próprio Martin.

A diversidade é um dos pontos fortes de “First Born Fear”. Podemos encontrar partes melancólicas e cadenciadas, mas também outras perfeitamente desenfreadas – pedal-duplo a alta rotação – a puxar para o power metal mais speedado. Exemplo maior disso é a extasiante “Lustmistress” que engloba também coros épicos e efeitos electrónicos espaciais. Aqui e ali são indisfarçáveis as influências de Dimmu Borgir na fase “Spiritual Black Dimensions” e de Emperor na era “Prometheus”. Cradle Of Filth? Um pouco, mas discreto. E para tudo isto funcionar em pleno coabita um certo espírito progressista.

Espera válida. Os Inner Fear não terão talvez o que é preciso para ser uma referência hoje em dia (quem o consegue do tanto que já foi explorado?), mas criar um álbum com esta força, precisão e amplitude já não é algo que esteja a cair dos ramos das árvores. Bom ensaio para o que há-de vir (EP já esta Primavera e novo álbum a gravar no final do ano). [8.1/10] N.C.

Data de lançamento: 5 de Janeiro de 2012
Nota de estúdio: Não disponível
Estilo: black/gothic/symphonic metal
Origem: Brno (República Checa)
Formação: 1997

Alinhamento:
1. “I.N.T.R.O.” (1:39)
2. “Fear Proclaimed” (5:38)
3. “Imprisoned In Forgotten Dungeon” (4:10)
4. “Lustmistress” (5:01)
5. “I Watch The Blood Forever” (5:49)
6. “Inner Fear” (5:07)
7. “Love Is A Poisonous Cunt” (5:05)
8. “Our Crimson Deeds” (5:35)
9. “Akhu” (6:37)
10. “Secrets Holder” (6:54)
Duração: 49:95 minutos

Elementos:
- Serg (voz)
- Vic Anselmo (voz)
- Khopec (guitarra)
- Serhio (baixo)
- Marthus (bateria, teclados, orquestrações)

Discografia:
- “Delusive Eyes” (Demo – 1997)
- “The Face Of Inner Apocalypse” (Demo – 1999)
- “Akhu” (CD – 2000)
- “The Odeum Of Silence” (Demo – 2001)
- “Thanalogy” (CD – 2002)
- “Symbiotric” (CD – 2003)
- “First Born Fear” (CD – 2012)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...