photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review - Echidna - "Dawn Of The Sociopath"

ECHIDNA
“Dawn Of The Sociopath”
[CD – Rastilho]

Dez anos de carreira e um álbum de estreia que deixou boas indicações em 2008, “Insidious Awakening”. A experiência acumulada depois disso resultou neste regresso em álbum que em primeira instância se revela um evidente progresso na escrita e capacidade técnica dos Echidna. Dir-se-á mesmo, sem grandes hesitações, que será um dos álbuns mais consistentes do ano em termos nacionais.

Enveredando por um thrash/death metal melódico, com momentos de muito groove, entrosado com um conceito baseado na “evolução do crescendo de violência da mente de um sociopata”, os Echidna conseguem um álbum mais obscuro, artilhado e envolvente do que o seu antecessor. Para além disso, o trabalho bastante evoluído das guitarras e da bateria apetrecham estes temas de uma maior quantidade de ideias e detalhes que mais facilmente obrigam o ouvinte a repetir a audição. Fica a clara sensação de que estes temas foram muito mais trabalhados ao pormenor, num claro sinal de que a rodagem e a experiência começam a dar frutos.

Mesmo assim, a banda ainda não se livrou das influências dos Lamb Of God que, em certos momentos, chegam a ser irrecomendáveis. Sendo presumível que sabem disso e não estão muito preocupados em abolir esta facção, cabe ao público discernir se essa aproximação é um ultraje ou se uma outra forma entusiasmante de absorver o legado da famosa banda da Virgínia. Todavia, dão um passo em frente em termos de capacidade de variar ambiências e aplicar outras dinâmicas à sua música.

De referir ainda que a masterização deste trabalho foi assumida por Jens Bogren (Amon Amarth, Opeth, Soilwork), apesar não deixar ficar mal o som do seu antecessor, e a estreia do vocalista Bruno Capela que, respeitando-se o seu período de adaptação, deixa ficar a sensação de que poderia ter emprestado mais energia a este material. [8.3/10] N.C.

Data de lançamento: 10 de Outubro de 2011
Notas de estúdio: Produzido por Echidna e Daniel Carvalho; gravado e misturado por Daniel Carvalho (Fábrica de Som, Portugal), masterizado por Jens Bogren (Fascination Street Studios, Suécia)
Estilo: Thrash/death melódico
Origem: Vila Nova de Gaia (Portugal)
Formação: 2001

Alinhamento:
1. “Synaptic Entropy”
2. “The Antagonist”
3. “Violent Compulsion”
4. “Commanded By Demons”
5. “Ágon”
6. “Obscuring My Reason”
7. “Sentient Nightmare”
8. “Dawn Of The Sociopath”
9. “Bloodlust”
10. “Catharsis”
11. “The Fallout”
Duração: 38:78 minutos

Elementos:
- Bruno Capela [voz]
- David Doutel [guitarra]
- Pedro Lima [guitarra]
- Miguel Pinto [baixo]
- Tiago Cardoso [bateria]

Discografia:
- “Tearing The Cloth [Demo CD – 2006]
- “Insidious Awakening” [CD – 2008]
- “Dawn Of The Sociopath” [CD – 2011]

Links:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...