photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

RIVAL SONS
“Pressure & Time”
[CD – Earache Records]

Logo no primeiro instante de “All Over The Road” parece que levamos um valente pontapé até aos anos 70, sem apelo nem agravo, e depois sentimos um tremendo arrepio na espinha como se os fantasmas do passado tivessem suspirado na nossa nuca. Isto não é Led Zeppelin, nem Jimi Hendrix, nem os Deep Purple, mas tresanda a estes e a muitos outros nomes históricos do rock.

Mas depois vêm os dilemas: não estarão a ultrapassar os limites da homenagem? Por vezes, sem dúvida alguma. Logo no referido tema de abertura ouvem-se proferir frases como “How the west was won” (que descarado) e uma óbvia reconstrução ríffica de “Hey Joe”. Mais à frente, em “Get Mine”, temos uma matreira alusão ao riff inicial de “Carry On Wayward Son” dos Kansas e, sobretudo, em “Face Light”, Jay Buchanan não podia estar mais perto de soar a Robert Plant.

Pois é, e o que se faz agora com este material? Atiramos-lhe contra a parede indignados com o atrevimento em aproximarem-se tanto dos grandes criadores do rock ou engolimos isso, respeitamo-lo, damos-lhe o mérito pela façanha (que não é fácil) e absorvemos estes dez temas que, sem dúvida nenhuma, são superiormente executados e nos levam numa surpreendente viagem no tempo? Até a produção, não podia ser mais retro. Tudo muito cru (álbum gravado em 20 dias) e até o tipo de reverb na voz. Acreditem, é incrível, mas vale mais a segunda hipótese.

Muito feeling nas guitarras, uma voz a meio caminho entre Plant e Jim Morrison, um John Bonham menos atrevido mas que bate igualmente forte e um John Paul Jones sempre muito consistente… Ups, não estamos a falar dos Zeppelin. Bom, mas a capacidade de recriar o espírito da época áurea e seminal do rock é notável. Não se duvide que os Rival Sons são intérpretes de excelência e parecem mesmo ter sido criados ao lado da sala de ensaios dos Zeppelin, o que, por si só, vai despertar a curiosidade de muitos e talvez o ódio de alguns. De qualquer maneira, esta é uma meia hora de bluesy rock de alta estirpe! [8/10] N.C.

Estilo: Rock clássico

Discografia:
- “Before The Fire” [Lançamento digital – 2009]
- “Rival Sons” [EP – 2011]
- “Pressure & Time” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...