photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SUICIDE SILENCE
“The Black Crown”
[CD – Century Media]

Podia-se imaginar negativo para os Suicide Silence envergar a camisola do deathcore quando lançaram a estreia “The Cleansing”, em 2007. O estilo tem tendido para a declinação, numa altura em que tudo o que termina em core passou subitamente a ser discutido. Mas o quinteto de Riverside, nos Estados Unidos, não se mostrou muito preocupado com isso. Até porque em tudo, existe o bom e o mau. E os Suicide Silence estão no “saco” dos bons.

Em nove anos assinalados por três álbuns e digressões frenéticas ao mais alto nível, por todo o mundo e com os maiores nomes da música de peso mundial, nota-se perfeitamente o crescimento gradual e sustentado na estrutura musical da banda. É verdade que têm, e mantêm neste “The Black Crown”, toda a essência do deathcore, mas o grupo mostra neste regresso um considerável amadurecimento ao nível da composição, aplicando-lhe uma diversidade de andamentos, ambientes e colorações que ainda não tinha experimentado.

O death/grind continua em evidência em temas como “Slaves To Substance” e o inesperado “O.C.D.” revela uma sufocante cavalgada thrash/crossover . As guitarras estão mais down-tuned (sete cordas, certamente) o que lhes dá um ar muito mais sinistro e a faz jus à fezada que a banda confessa ter pelos Meshuggah. Ao mesmo tempo continuam impreteríveis os breakdowns (agora mais desarmónicos) mas com uma tonelagem que nos faz parecer estar a ser esmagado por um TIR. E se já falámos em elementos díspares falta referir que Jonathan Davis (sim, dos Korn) participa no refrão de “ Witness The Addiction” e, imagine-se, ouvem-se vozes femininas (!) em "Cross-Eyed Catastrophe". Mas não se assustem, isso nunca dá para ficar lamechas ou ir cortar os pulsos.

Certo é que “The Black Crown” é o álbum mais rico dos Suicide Silence, onde há muito mais coisas a acontecer mas em que é mais fácil do que nunca digerir a sua violência, crueza e brutalidade. Comerciais? Alguém imagina isto a passar nos media estatais em prime-time? De forma alguma, mas a casa está muito mais arrumadinha e a dinâmica nunca foi tão evidente. Atrevam-se os mais cépticos, mesmo que a tentativa seja infrutífera. Enquanto isso, os Suicide Silence continuam a crescer… a trepar até ao trono do género. [8.5/10] N.C.

Estilo: Deathcore

Discografia:
- “The Cleansing” [CD – 2007]
- “No Time To Bleed” [CD – 2009]
- “The Black Crown” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...