photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

IN FLAMES
“Sounds Of A Playground Fading”
[CD – Century Media]

Com nova casa (editorial) e órfãos do seu membro fundador, o guitarrista Jesper Strömblad, a braços com a dependência do álcool. Acentuava-se por isso a incerteza em relação ao que esperar deste álbum. Sobretudo, era importante perceber se os In Flames tinham recuperado da relativa desilusão que foi “A Sense Of Purpose”, em 2008. E feitas as contas… é difícil de ajuizar, até porque estar desiludido neste caso significa não ser correspondido na plenitude pela genialidade de uma banda como os In Flames, o que forçosamente não é mau. Será este o preço para quem assinou clássicos incontornáveis e tão simplesmente definiu as regras de um estilo.

É evidente que os In Flames há bastante tempo solidificaram uma fórmula, tendencialmente apelativa para as massas, e daí pouco se têm mexido. Com isso já caíram naquele campo em que ou os aceitamos ou então rejeitamos definitivamente. Mas a sua singular capacidade de composição permite-lhes, sem aparente grande esforço e inspiração, fazer sucessivamente álbuns consistentes.

E é isso que mantém os In Flames na mó de cima e faz de “Sounds Of A Playground Fading” um álbum... consistente. A única diferença em relação ao seu antecessor é que a melodia assume ainda mais importância, ficando quase totalmente de parte os berros e as típicas cavalgadas rítmicas. Aliás, tirando “Clayman” (2000), este poderá ser mesmo o álbum mais brando da banda. Não podem ficar por destacar os excelentes solos de Björn Gelotte, a transmitir uma vibração bluesy/rock’n’roll a temas como “Darker Time”, “The Attic” ou “Ropes”, e os violinos em “A New Dawn”, uma açucarada surpresa que torna este num dos momentos mais válidos do disco.

Posto isto, apetece dizer que mesmo tendo entrado em piloto-automático há muito tempo, conseguem manter a sua música apelativa, o que não está ao alcance de todos. Mas também é um facto que “Sounds Of A Playground Fading”, apesar das diferenças, está aquém de álbuns como “Reroute To Remain”, “Jester Race” ou mesmo “Come Clarity”. [7.7/10] N.C.

Estilo: Death metal melódico/alternativo

Discografia:
- “Lunar Still” [CD – 1993]
- “The Jester Race” [CD – 1996]
- “Whoracle” [CD – 1997]
- “Colony” [CD – 1999]
- “Clayman” [CD – 2000]
- “Reroute To Remain” [CD 2002]
- “Soundtrack To Your Escape” [CD – 2004]
- “Come Clarity” [CD – 2006]
- “A Sense Of Purpose” [CD - 2008]
- “Sounds Of A Playground Fading” [CD 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...