photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

TORNADO
“Amsterdamn, Hellsinki”
[CD – Listenable Records]

Em homenagem às suas cidades natal (faltando ainda mencionar que possuem membros norte-americanos), os Tornado apresentam a sua estreia imbuídos de um espírito retro sem fanatismos ou intenções de entrar numa onda revivalista. O que até faz sentido, porque apesar da sua veia thrash o grupo besunta-se numa palete de cores mais ou menos garridas, sem androginias, com base no sleaze rock dos anos 80 de que se apregoam adeptos.

Surgem um pouco do nada, provenientes das cinzas dos Nemesis Divina, mas são objectivamente uma banda jovem… e com muito potencial. “Amsterdamn, Hellsinki” é suposto ser um manifesto de atitude e sinceridade, aquilo que dizem escassear na música dos últimos anos. Estes são valores subjectivos difíceis de identificar, mas que a música do grupo soa entusiasmante sem surpreender criativamente é indiscutível. E isto porque todos os temas aqui apresentados têm uma consistência notável, ainda mais para uma banda a dar os primeiros passos, em que se destacam os bons riffs e solos de guitarra, e o humor provocador das suas letras – como no inesquecível “slogan” de entrada, “Like Muhammad Ali we’re coming out swinging” ou “big tits, small dicks, we don’t really give a shit”.

O andamento deste disco é maioritariamente rápido, mas temos ainda faixas como “Noora” onde o groove é um regalo para quem quiser lançar um forte headbanging. No seu todo, estes 12 temas nunca perdem a linha dos riffs encorpados e com um odor irresistível ao thrash mais tradicional, o que de certo agradará aos fãs mais “conservadores”. Aliás, a aparente facilidade com que a banda escreve riffs, como se tivesse mesmo nascido na década de oitenta, faz-nos diagnosticar um talento inato que, de certo, fará inveja a muita gente.

Apraz-nos concluir que, no meio de uma mais ou menos forçada onda revivalista actual, os Tornado parecem minimamente independentes na sua postura e atitude e, melhor do que isso, são capazes de escrever bons temas. Por tão consistente estreia, ficamos deveras curioso quanto ao segundo registo da banda. [8.2/10] N.C.

Estilo: Thrash metal / sleaze rock

Discografia:
- “Amsterdamn, Hellsinki” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...