photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SCAR SYMMETRY
“The Unseen Empire”
[CD – Nuclear Blast]

Provavelmente são das bandas mais versáteis à face da terra. Não devem nada a ninguém em termos técnicos, a composição junta tanto elementos melódicos como mais extremos, e abandeiram com uma notável capacidade para criar refrões orelhudos. Tudo num invólucro moderno e progressivo.

Uma das provas da consistência inata deste grupo sueco é a qualidade dos seus cinco álbuns. Pelo caminho, sobreviverem ao mais duro teste da sua carreira ao verem-se privados do vocalista Christian Älvestam, em 2008, pouco depois da edição do terceiro álbum da sua carreira, “Holographic Universe”, acabando por adquirir dois vocalistas – talvez por ser mesmo difícil juntar num pacote um vocalista “limpo” e gutural. Para o caso, Robert Karlsson e Lars Palmqvist juntaram-se ao grupo e que passaram com distinção o teste “Dark Matter Dimensions”, em 2009, mas eventualmente viverão sempre um pouco na sombra do seu antecessor. É que é difícil esquecer tão altivo e timbricamente peculiar vocalista como Christian e, no fundo, a secção vocal é sempre a parte mais delicada de se alterar na estrutura de uma banda.

Especificamente em relação a este disco, os Scar Symmetry não operam mudanças significativas no seu som, e nem o seria de esperar. É caso para dizer que quem já gostava do grupo de Avesta, não vai ficar desiludido com este “The Unseen Empire”. Por outro lado, quem estiver mesmo fora daquele açucarada mistura de metal melódico, pesado, down-tuned, groovy e técnico, talvez fique demasiado empanturrado com mais este trabalho.

De qualquer forma, este disco acaba por não ser tão vibrante naquilo em que os seus antecessores foram tão pródigos, nos refrões catchy e na técnica, havendo até uma certa indução acrescida de momentos mais compassados e dark, talvez pelo seu liricismo assente em teorias conspirativas. Sem mácula, continua a dupla de guitarristas composta por Per Nilsson e Jonas Kjellgren – um regalo para os ouvidos em qualquer um dos seus solos, neste e em todos os outros discos.

Somando tudo isso, pode-se garantir que “The Unseen Empire” não defrauda as expectativas dos amantes da sonoridade dos Scar Symmetry, mas há a convicção de que não conseguiram reunir tão consensual e eficaz colecção de temas como nos seus anteriores trabalhos. Ainda assim, seria de vender ao desbarato o potencial deste sexteto para tantas bandas que se digladiam, muitas vezes sem sucesso, por um único bom tema. [7.9/10] N.C.

Estilo: Death metal melódico / metal progressivo

Discografia:
- “Symmetric In Design” [CD – 2005]
- “Pitch Black Progress” [CD – 2006]
- “Holographic Universe” [CD – 2008]
- “Dark Matter Dimensions” [CD – 2009]
- “The Unseen Empire” [CD - 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...