photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

ORIGIN
“Entity”
[CD – Nuclear Blast]

São indiscutivelmente uma das maiores sensações do death/grind ultra-técnico dos últimos anos. Até podem surgir incluídos numa nova colheita de músicos extremos, mas os factos ditam que já se encontram nestas lides desde 1997 e a experiencia e o talento resultam aqui numa mistura mortífera.

Porém, só em 2008, quando lançam “Antithesis”, libertam-se definitivamente do seu “casulo”, embalados também pela primeira digressão feita na altura pela Europa. Ainda assim há muito que eram presença assídua nos palcos norte-americanos em digressões conjuntas com alguns dos maiores “tubarões” do death metal.

Potenciada a sua projecção com o anterior lançamento, partia-se com especial expectativa para este disco. E sem mácula ultrapassam o difícil teste de suplantar “Antithesis” e progredir em termos de composição, já que pela técnica não teriam muito mais a provar.

“Entity” mantém então toda a fúria demolidora transversal à carreira dos Origin, com a profícua inclusão de outra dinâmica na estrutura dos seus temas. Os blastsbeats e o pedal duplo, a uma velocidade vertiginosa, já não são hegemónicos e a banda agora coloca cirurgicamente passagens mais balançadas e directas que ajudam fundamentalmente os temas a respirar.

Os malévolos arpeggios continuam uma imagem de marca da banda, bem como os compassos imprevisíveis, enquanto o estreante vocalistas Jason Keyser se apresenta pleno de consistência, ajudado pelas agudas mas sempre doentias vozes de apoio dos seus colegas.

Ao quinto álbum, os Origin acabam por dar o passo certo na altura certa da sua carreira. É adquirido que se tornou ligeiramente mais “fácil” digerir a música do grupo, mas sem que essa tenha perdido minimamente a sua identidade. E tudo isto só revela crescimento e os argumentos certos para se consolidarem como uma das bandas mais temíveis e respeitadas da música extrema contemporânea. [8.9/10] N.C.

Estilo: Death/grind

Discografia:
- “A Coming Into Existence” [Demo – 1998]
- “Origin” [CD – 2000]
- “Informis Infinitas Inhumanitas” [CD – 2002]
- “Echoes Of Decimation” [CD – 2005]
- “Antithesis” [CD – 2008]
- “Entity” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...