photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

MEN EATER
“Gold”
[CD – Raging Planet]

Primeiro “Hellstone” e depois “Vendaval”, dois lançamentos muito bem aclamados em território nacional. Os Men Eater regressam em 2011 com o muito aguardado terceiro álbum de originais intitulado “Gold”, que nos traz algumas novidades, mas acima de tudo confirma o estatuto e qualidade desta banda lisboeta e poderá mesmo lançá-los para outras paragens.

Logo que entram os primeiros acordes de “Illusion One”, é bem perceptível que a sonoridade característica dos Men Eater, principalmente dos tempos de “Hellstone”, se mantém intacta e até mesmo melhorada, apesar das mudanças de dois dos elementos da banda. O crescimento e maturidade musical destes quatro músicos são, de longe, notórios. Tudo faz sentido, há uma sequência lógica nestes 48 minutos e não existem músicas que apenas servem para encher espaço. Tudo foi escolhido, pensado, trabalhado e pormenorizado.

“Gold” é composto por dez faixas, uma das quais o interlúdio “SAVN” (que significa saudade em norueguês). Este último mostra-nos uma das facetas deste disco: a obscuridade. Para juntar a esta “nova” faceta explorada pela banda, temos harmonias vocais belíssimas, guitarras arrastadas (como em “4:44 AM”), passagens “pesado-melódicas” conseguidas de forma sublime, influências étnicas nas guitarras, momentos instrumentais que nos levam a vários sítios e até a inclusão de saxofone em “When Crimson Trips” - talvez o momento mais surpreendente deste álbum. O resultado final desta mistura quase perfeita de ingredientes é esplêndido. Chegamos ao final no topo do mundo com “The Golden”, fechando o disco de uma forma épica.

Este é, sem dúvida, o disco mais completo da discografia dos Men Eater. É também aquele que reforça e mostra um pouco mais da identidade e sonoridade do grupo. É ambicioso, poderoso, assustador, belo e é, indubitavelmente, um dos grandes candidatos a melhor disco do ano. Atenção que estes Men Eater ainda têm muita margem de progressão. [9.5/10] M.M

Estilo: Sludge/doom/stoner

Discografia:
- “Men Eater” [EP – 2006]
- “Hellstone” [CD – 2007]
- “Vendaval” [CD – 2009]
- “Gold” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...