photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

BORN OF OSIRIS
“The Discovery”
[CD – Sumerian Records]

Inegável é a capacidade técnica da maior parte das bandas de deathcore e felizmente que é habitual esta tendência no próprio metal. Contudo, algo desgastado pela sobrelotação de lançamentos, o rótulo tem vindo a cair em descrédito, como consequência natural da rigidez de compromisso das bandas para com os próprios ideais do género e do mercado.

Posto isto, excede a necessidade vital de distanciamento às suas fundações e começa a haver bandas (como, por exemplo, os Winds Of Plague) que juntam a técnica e melodia do metal progressivo, à brutalidade do deathcore e à “provocação” do mundo electrónico.

É também isto, aproximadamente, que os Born Of Osiris fazem. Quando falamos em electrónico, não nos referimos a batidas “dançáveis”, mas sim ao ambiente de teclados e samples obscuros (por vezes sinfónicos) e loops que resultam em arranjos interessantes. Enquanto isso as guitarras continuam ultra-técnicas e a bateria em alta rotação. Os breakdowns, dir-se-iam irremovíveis no género, acabam por ser um mal menor.

Contudo, é por via da melodia, maioritariamente de bom gosto, que este grupo de Chicago aplica às guitarras, e ocasionalmente às vozes, que o torna minimamente autónomo e sugestivo. Não diríamos que as suas incursões pela parte mais sintética da composição – leia-se teclados – tenha tanta importância como a destreza técnica dos instrumentos “tradicionais”, que é realmente o que dá mais gosto ouvir em “The Discovery, mas é, sem dúvida, o ponto fundamental de distanciamento face ao manancial de propostas monótonas dentro do género.

Pese embora tudo isto, e sendo o segundo disco dos Born Of Osiris um claro passo em frente na sua carreira, terão ainda que travar uma luta severa para conseguir materializar a estrondosa capacidade técnica dos seus músicos em composições "imortais". [8/10] N.C.

Estilo: Metal progressivo/deathcore

Discografia:
- “Your Heart Engraved These Messages” [Demo – 2003 * como DiminsheD]
- “Youm Wara Youm” [Demo – 2004 * como Your Heart Engraved]
- “Rosecrance” [EP – 2006 * como Rosecrance]
- “Narnia” [Demo – 2007]
- “The New Reign” [EP – 2007]
- “A Higher Place” [CD – 2009]
- “The Discovery” [CD – 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...