photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

W.A.K.O.
“The Road Of Awareness”
[CD – Rastilho Records]

Falar dos W.A.K.O. é falar de uma das bandas mais coesas e rodadas do panorama nacional dos últimos anos. Acrescentar que “Deconstructive Essence” foi um disco de estreia auspicioso e até os valeu concertos nos Estados Unidos, é a mera constatação de que algo está a ser bem feito e planeado. Todavia, muitos estariam longe de pensar que seria já possível fazer um álbum muito melhor do que “Deconstructive Essence”. O que “The Road Of Awareness” vem claramente contrariar.

Hoje constituídos por três caras novas, o quinteto de Almeirim não só se apresenta mais letal em termos técnicos, como muito mais cerebral na sua forma de compor. Para isso, não são alheias as influências de Gojira e Meshuggah, facilmente notáveis em temas como “Dissonant Dark Dance”, “Coronation Of Existence” ou “Extispicium”, apesar de nunca subverterem os limites do que é uma razoável aproximação.

A violência vocal e rítmica foi também amplificada, passando a costela death metal de uns Job For A Cowboy a enfatizar-se sobre o thrash contemporâneo de uns Lamb Of God verificado no disco anterior. Aprazível é também a dissonância que o grupo empresta às suas guitarras, dando o ar obscuro que ainda não lhe reconhecíamos. A melodia também surge nos leads de “The Shadows Collapse Within” ou na já referida “Coronation Of Existence” e percebemos perfeitamente o versatilidade vocal de Nuno Rodrigues nas passagens limpas de “Coded Message Of Death”.

Individualmente é difícil destacar algum desempenho, mas o trabalho de bateria (aparentemente assumido por Daniel Cardoso, uma vez que Bruno Guilherme não estaria ainda na banda durante as gravações), torna os W.A.K.O. de hoje numa máquina verdadeiramente debulhadora. A produção continua em plano de destaque, graças à dream team composta por Daniel Cardoso e Pedro Mendes nos UltraSound Studios, em Braga, e Josh Wilbur (Lamb Of God, Hatebreed, Staind) nos Spin Studios, em Nova Iorque.

Posto isto, e mesmo que a criatividade não atinja níveis surpreendentes, a consistência destes temas faz certificar os W.A.K.O. como uma banda de grande potencial para ser exportado e com todos os argumentos para ombrear lado a lado com vários nomes firmados. Ao fim de contas, um motivo de orgulho nacional. A rever, talvez apenas alguma musicalidade que falta em alguns momentos. [8.3/10] N.C.

Estilo: Death/thrash/groove metal

Discografia:
- “Outrage” [Demo – 2002 *ainda como Outrage]
- “Symbiotic Existence” [EP – 2004]
- “Deconstructive Essence” [CD 2007]
- “The Road Of Awareness” [CD 2011]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...