photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

HEAVENWOOD
“Abyss Masterpiece”
[CD – Listenable Records]

“Redemption”, de 2008, marcou o “descongelar” de uma das bandas mais promissoras alguma vez provenientes do metal nacional e das que mais créditos conseguiu além-fronteiras. Não fosse os problemas internos que a votaram a um hiato discográfico de dez anos e muitos diriam que os Heavenwood até podiam ser hoje maiores que os Moonspell; assunto perfeitamente supérfluo à luz do que se quer um país unido e prolífero na sua oferta qualitativa do ponto de vista musical.

O primeiro ponto de destaque é a constatação de que os Heavenwood parecem apostados em ganhar um bom ritmo editorial e, sobretudo, prosseguir um caminho musical que não se feche no mais conservador conceito gótico. A prova está neste “Abyss Masterpiece” que dá a perfeita sensação de ser o disco mais pesado da carreira destes portuenses, com toda uma aura sinfónica e obscura que, por vezes, até reclama as mais recentes obras dos Dimmu Borgir - muito graças a uma aposta muito válida nos arranjos do orquestrador russo Dominic Joutsen.

Apesar disso, não se perdeu minimamente a eficiência dos refrões e das melodias já características dos Heavenwood. Aliás, para o lote de clássicos que a banda já assinou concorrem agora legitimamente temas como “Morning Glory Clouds (In Manus Tuas Domine)”, “The Arcadia Order” e “Poem For Matilde”.

Olhando de relance para a sua carreira, digamos que este foi o passo mais sensato a dar a seguir a um disco como “Redemption”, que, apesar de igualmente profundo, era, sem dúvida, mais imediatista. “Abyss Masterpiece” não só preserva a identidade do trio liderado por Ricardo Dias como o atira para um campo mais sinuoso, sombrio e épico, ainda não explorado. Talvez mais indigesto que os seus antecessores, mas certamente um álbum muito maduro e passível de dar alguma frescura à sonoridade dos Heavenwood. [8.2/10] N.C.

Estilo: Dark Melodic Metal

Discografia:
- “Diva” [CD – 1996]
- “Swallow” [CD – 1998]
- “Redemption” [CD – 2008]
- “Abyss Masterpiece” [CD 2011]

www.myspace.com/heavenwood

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...