photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

THE HAUNTED
“Unseen”
[CD – Century Media]

Quem estava à espera de reencontrar uns The Haunted dos tempos do seu álbum homónimo de 1998 ou do sucessor “The Haunted Made Me Do It” pode parar imediatamente de ler esta crítica.

As apresentações à banda dispensam-se. São uma banda de créditos firmados há algum tempo. Contam com dois nomes de peso nas suas fileiras: Anders e Jonas Bjorler, vindos dos já extintos At The Gates. Há também a controversa figura de Peter Dolving, um verdadeiro frontman e dono de uma excelente voz.

“Unseen” mostra uns The Haunted à deriva e em busca de uma nova identidade. Há muita diversidade aqui, talvez demasiada. Cada tema parece individual, sem que haja qualquer ligação com o anterior. Por vezes sente-se que não se está a ouvir um álbum, mas sim apenas um conjunto de músicas em modo aleatório de uma banda a tentar recriar diversos estilos musicais.

Não se pense, no entanto, que “Unseen” não tenha os seus bons momentos. Há faixas com muito groove e riffs pesados como em “No Ghost”, “The Skull”, “The City” e “Them”, curiosamente as melhores do disco. É aqui que os The Haunted mostram o que realmente sabem e devem fazer.

No entanto, há também a preocupação em criar refrões mais catchy (talvez para agradar às rádios); exemplos são “Disappear” e “Unseen” (o primeiro single). Há também momentos em que tentam soar a Tool/A Perfect Circle, Porcupine Tree ou mesmo Opeth. Estranho, muito estranho…

No final, ficamos com saudades dos antigos álbuns, de pegar neles e ouvi-los e lembrar-nos de como soavam bem daquela maneira. Aguardemos o que a banda reserva para os futuros lançamentos. Voltarão a fazer aquilo que sabem melhor? Ou voltarão a tentar explorar territórios desconhecidos e desconfortáveis? [6.5/10] M.M.

Estilo: Groove metal

Discografia:
- "The Haunted" [CD 1998]
- "The Haunted Made Me Do It" [CD 2000]
- "One Kill Wonder" [CD 2003]
- "rEVOLVEr" [CD 2004]
- "The Dead Eye" [CD 2006]
- "Versus" [CD 2008]
- Unseen [CD 2011]

www.the-haunted.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...