photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

OMNIUM GATHERUM
“New World Shadow”
[CD – Lifeforce Records]

Depois da aventura que foi “Redshift”, em termos musicais, os finlandeses Omnium Gatherum estão de volta com um som mais consentâneo com o que fizeram nos seus primeiros três álbuns, embora, e outra coisa não seria de esperar, com uma maior capacidade de composição e elementos progressivos mais presentes. Poderá discutir-se a opção deste eventual recuo, até porque no último disco a banda acaba por criar uma identidade um pouco diferente – mais aligeirada e a piscar o olho ao rock - e potenciada a demarcar-se de um género já muito explorado, mas o grupo não perdeu pitada da consistência a que já nos habituou – até a superou.

Apesar de não serem um nome exponencial do metal finlandês, e do death metal melódico em particular, o grupo sempre revelou argumentos técnicos e sonoros credíveis numa carreira, que já vai longa (15 anos). E uma eventual prova disso é o facto de já ter feito parte dos quadros da Nuclear Blast (embora, só tenham editado um álbum pelo selo germânico – “Years In Waste” (2004)).

Os grandes destaques deste quinto longa-duração vão para a destreza técnica, principalmente do guitarrista solo Markus Vanhala, e para a sensibilidade melódica de todo o colectivo que o faz atingir linhas memoráveis à In Flames, Dark Tranquillity, Children Of Bodom ou Scar Symmetry. A grande diferença é que os Omnium Gatherum são, até certo ponto, mais open minded e exploram territórios menos familiares para com o death metal melódico, como os ambientes progressivos baseados em teclados e guitarras limpas, por vezes acústicas, o que torna este num disco de vários andamentos, para seu próprio bem.

Continuando sem um produto musical revolucionário, os Omnium Gatherum prosseguem, porém, a caminhada pelo seu universo como poucos, mesmo que, por vezes, sejam deixados, em termos mediáticos, muito atrás dos seus supostos competidores. “New World Shadow” é um honrado exercício de death metal melódico com horizontes bem abertos e que não passará despercebido, principalmente para quem ainda não conhece a banda de Karhula. [8.0/10] N.C.

Estilo: Death Metal melódico

Discografia:
- “Steal The Light” [EP 2002]
- “Spirits And August Light” [CD 2003]
- “Years In Waste” [CD 2004]
- “Stuck Here On Snakes Way” [CD 2007]
- “The Redshift” [CD 2008]
- “New World Shadows” [CD 2011]

www.omniumgatherum.org
www.myspace.com/omniumgatherum

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...