photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Swallow The Sun / Sólstafir / Mar De Grises
16.12.10 - Hard Club, Porto

Uma noite dedicada aos fãs e apreciadores de doom metal numa sala “secundária” do mítico e remodelado/trasladado Hard Club que, diga-se, não fica nada atrás da sua sala principal. Pena mesmo, foi a pouca adesão de público.

Sob este cenário, os chilenos MAR DE GRISES foram os primeiros a subir ao palco. Desde o início souberam cativar os presentes com a sua mistura de doom com laivos progressivos. O momento, como se esperava, era o de apresentar o mais recente "Streams Inwards", ao que se lhe juntou uma prestação coesa, onde se destacaram o baterista e baixista - uma secção rítmica de grande qualidade.

Os islandeses SÓLSTAFIR seguiram-se-lhes e rapidamente se configuraram como a surpresa da noite. No seu decorrer, o vocalista - Aðalbjörn "Addi" Tryggvason - aproveitou cada pausa entre as músicas para puxar pela pouca assistência. Teceu vários elogios à cidade do Porto, apelou às meninas bonitas da sala e confessou a sua “dependência” do fumo. Um concerto que manteve a audiência concentrada apesar de todos os temas serem bem longos.

Os SWALLOW THE SUN abriram o seu concerto com “These Woonds Breath Evil”, desde logo cativando a atenção de todos. Debaixo de enorme concentração e empenho, o colectivo finlandês desfilou vários temas do seu mais recente álbum, “New Moon”. Destaque para o baixista que aliava à sua performance um louvável incitamento à manifestação do público. Nesta altura, já a assistência se encontrava mais perto do palco, o que provava claramente que estava ali, sobretudo, para os ver. Mikko Kotamäki também esteve em destaque, embora o seu registo limpo, por vezes, não fosse perceptível.

Os Swallow The Sun são uma banda que se tornou um marco no doom metal internacional e provou mais uma vez aqui que, com o passar dos anos, está cada vez mais madura. No plano geral, este foi um bom concerto em que se notou que todos os presentes saíram satisfeitos com o que viram e ouviram. Pena foi, reitere-se, o número reduzido de pessoas que se deslocaram ao Hard Club nesta noite fria de Inverno…

Texto: Miguel Ribeiro
Fotografia: Paula Martins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...