photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

TESSERACT
“Concealing Fate”
[EP – Century Media]

São considerados líderes da cena “djent” britânica e agora feita a primeira grande amostra sónica ao mundo, inclusivamente com digressões com Devin Townsend, os Tesseract prometem, quase como que por mera formalidade, tornar-se referências de uma cena metálica moderna e progressiva.

E se, basicamente, “Concealing Fate” foi consequência do imaginário de Acle Kahney (guitarrista), quase que podemos dizer que o mundo pariu mais um génio da música contemporânea, embora, naturalmente, tenha grande inspiração no universo de uns Meshuggah ou Textures. Nesta área, poderão muitos dizer, não há grande espaço para inovações, mas os Tesseract souberam muito bem como evitar clichés e elevar a sua complexidade muito para além da polirritmia. Dotado de uma emocionalidade celeste a nível de harmonias vocais e de guitarra, o quinteto inglês consegue uma fantástica mistura de peso, (muito) groove, técnica e melodia , de fazer inveja a muitos projectos mais experientes. Os seis temas que compõem este EP estão repletos de todos esses elementos, o que torna a sua audição muito prazerosa e o seu conceito credível, afastando-nos da ideia de que são meros wannabes da banda de Thordendal.

A par dos Periphery, cujo mentor é um velho conhecido de Acle dos tempos em que partilhavam ideias em fóruns sobre música e engenharia de som, os Tesseract têm tudo para se demarcar dos demais, ganhando um espaço que inteligentemente traçaram. Apesar de não terem inventado nada, mesclam como poucos o que de bom o math metal tem com uma composição muito fértil em melodias, paisagens e sensações. Se já entrou naquela fase hater dos Meshuggah, talvez consiga dar uma oportunidade aos Tesseract. Novos capítulos aguardam-se no início do próximo ano com o álbum “One”. [8.8/10] N.C.

Estilo: Math/Progressive Metal

Discografia:
- “Concealing Fate” [EP 2010]

www.tesseractband.co.uk
www.myspace.com/tesseract

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...