photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SVART CROWN
“Witnessing The Fall”
[CD – Listenable Records]

J.B. Le Bail juntou em 2005 outros três colegas de “armas” para tentar criar uma nova dimensão de peso e obscuridade. Nada de inconvencional. Varrido o cliché, o que interessa é que passados os minutos iniciais de “Witnessing The Fall” e depois de quase já nos termos convencido de que se trata de um disco perfeitamente banal, a verdade é que o grupo de Nice tem uma entusiasmante aura em seu torno, muito graças à fusão de uma escola antiga e outra recente. A própria produção do disco assim o dita, cortesia de Francis Caste (Kickback, Arkhon Infaustus) e diga-se que, sem ser-se anti-novas tecnologias os abusos que se cometem muitas vezes prejudicam a música.

“Witnessing The Fall” é o segundo disco da carreira dos Svart Crown, sucedendo a “Ages Of Decay” de 2008. Entretanto, já percorreram várias vezes a Europa e agora representam uma editora com notável impacto e influência. Desta vez o quarteto francês poderá fazer chegar a sua música a uma vasta audiência e certamente não defraudarão os amantes de música extrema com um pé no presente e outro no passado. É isso que no fundo nos revela este trabalho. “An Eternal Descent” é frio como o gelo, o black metal impõe-se como nunca, mas antes já se consumariam vários cruzamentos como em “Dogs Of Gods”. A forma como o disco entra, com “Colosseum”, não deixa dúvidas de que o grupo gosta de “sangue”, imprimindo uma considerável velocidade aos seus riffs e ritmos – a costela death metal em evidência. Ambientes sinistros surgem com a excelente “Nahash The Temptator”, enquanto a técnica se evidencia em “Here Comes Your Salvation”.

Aqui e ali a banda até consegue ter um groove dissimulado que é capaz de nos agitar no sofá, como é o caso de “Incestuous Breath” e “Into A Demential Sea”, este último com uma interessante ondulação a nível de ideias. “An Eternal Descent” é claramente um balão de oxigénio para o ouvinte, um tema maioritariamente instrumental. Depois disso a toada continua abrupta até final, e “Strenght Higher Than Justice” é o exercício mais directo e estilhaçante deste disco, provavelmente o mais viciante. E qual melhor forma de fechar esta jornada de violência? Dando um ar desolador de um campo de batalha onde se amontoam corpos decepados pela ira de uma qualquer legião de blasfemos. É um final que prova que os Svart Crown podiam muito bem ter nascido na Escandinávia.

Ao fim de cinco anos de existência e pelo que aqui se constata, os Svart Crown têm uma personalidade suficientemente forte para poder progredir e demarcar o seu som, mesmo que a inovação não esteja nos seus horizontes. [8.0/10] N.C.

Estilo:
Death/Black Metal

Discografia:

- “Bloody Crown” [Demo 2006]
- “Ages Of Decay” [CD 2008]
- “Witnessing The Fall” [CD 2010]

www.svartcrown.com
www.myspace.com/svartcrown

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...