photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

FELATTIO
“We Suck A Lot”
[CD – Rastilho Records]

O Rock por vezes pode ser assim: divertido, descontraído e provocante. É assim que os setubalenses Felattio se tentam apresentar, sem qualquer (aparente) preocupação com índices mercantis, pois no fundo a experiência dos seus músicos (envolvidos em bandas como Kalashnikov, Comme Restus, Noidz, entre outras) não deixará passar incólume a possibilidade de marcarem pela diferença, seja boa ou má.

Não podemos dizer que os Felattio sejam os próximos Mamonas Assassinas, muito longe disso, até porque a acutilância humorística não chega para tanto e os brasileiros foram mestres na arte de compor fun rock’n’roll. Aqui grande parte dos temas passa despercebido, soando mais a fill-ins do que a outra coisa qualquer. Parece ter faltado alguma preocupação com a escrita em geral, tanto que apenas à terceira faixa sentimos alguma consistência, com uma cacarejante “Chicken” a lembrar um Gogol Bordello menos étnico. A rockalhada dura de “Made Me Do It” começa a gerar mais alguma credibilidade e a seguinte “Pitshop”, um dos melhores momentos do disco com um verdadeiro refrão, pisca ligeiramente o olho aos Queens Of The Stone Age. Contudo, não percebemos bem aqui o papel da voz, já que tende a apresentar-se imperceptível, não percebemos bem se pela dicção, pela "berraria" que às vezes se instala ou se pela mistura. Curiosamente ou não, esta não aparece em alguns temas.

Todavia, uma das grandes virtudes deste disco é a versatilidade estilística. Para além do Rock, há incursões pelo punk, funk, ska e swing e arranjos mais ou menos hilariantes. É estranho dizer-se que um disco bem produzido sónica e esteticamente, com detalhes presumivelmente “chocantes” e músicos de calo, sabe tão insonso… mas é isso que transmite. De qualquer forma, nem sabemos se os próprios Felattio se levam a sério. Partindo do pressuposto de que sim, há aqui tudo para se conseguir dar mais notoriedade a um projecto pouco convencional (e como isto é tão importante nos dias que correm), mas só com grande inspiração e uma certa dose de paciência é que se consegue isso, por mais que o estilo sugira grande liberdade. Ficará para uma próxima. [6.7.10] N.C.

Estilo:
Rock/Punk/Swing/Ska

Discografia: “We Suck A Lot” [CD 2010]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...