photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

KALLAIKOI
“Cold Awakening”
[EP – Covil Records]

Oriundo de Lisboa e do Fundão, este jovem colectivo apresenta-se ao mundo com um álbum de oito temas. A fase das maquetas foi, portanto, transposta o que, agravado pela jovialidade da banda (dois anos de conceito, mas apenas um como colectivo), vem revelar uma certa precipitação em termos de planeamento e gestão de carreira. É quase imperativo que o público e crítica adoptem uma certa indulgência perante este tipo de bandas que estão com uma tremenda ansiedade em dar os seus primeiros passos concretos na música, mas se a inexperiência for exacerbada é certo que terão que ser responsáveis pelos resultados menos abonatórios. E manda o bom senso que não se lhes passe a “mão pelo pêlo”, sob pena de gerar mais ilusão, quando a ideia é todos cultivarem um princípio de exigência e qualidade.

Assimilado o conceito musical – o black/death metal pagã de pretensões técnicas e com vários laivos heavy melódicos – e lírico – a invocação das raízes celtas ancestrais em Portugal –, pouco se pode fazer para aceitar que este seja um disco tão descuidado em tantos aspectos, tirando a parte gráfica notável. Se não são assim tão raras as boas ideias, já a execução e a produção do álbum são quase que inadmissíveis nos dias que correm. Tudo parece ter sido gravado sem edições ou num take apenas, o que seria perfeitamente natural e favorável caso a banda já estivesse à altura do compromisso. A discordância tonal entre instrumentos de cordas chega a resultar em desafinos redundantes e a imprecisão do bombo são por demais frequentes para serem compreendidas. Já para não falar da voz, limitada a todos os níveis, e até difícil de suportar durante todo o álbum.

No geral, percebe-se que para além de todas as lacunas técnicas da banda, há potencial. Contudo, lamentamos dizer que este disco é um grave erro de casting e uma enorme precipitação. O que na música pode ser fatal. [3.9/10] N.C.

Estilo: Black/Death/Heavy Metal

Discografia:
- “Cold Awakening” [EP 2010]

www.myspace.com/kallaikoi
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...