photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Dark Tranquillity / Insomnium / Karnak Seti
03.10.10 – Hard Club, Porto

A equipa de reportagem da SounD(/)ZonE deslocou-se no passado dia 3 de Outubro ao Hard Club para fazer a cobertura dos concertos dos Dark Tranquillity e Insomnium. Não tivemos oportunidade de assistir à actuação da primeira banda pelo facto de ter começado a actuar mais cedo do que o previsto (uma hora antes – 20h00)

Os finlandeses INSOMNIUM entraram em palco pouco depois das 21h00, iniciando a sua actuação com o tema “Equivalence”. Entretanto, registaram-se pequenos problemas de som inicialmente, mas que com o decorrer do concerto foram sendo colmatados. A banda aproveitou para promover o seu último trabalho, intitulado “Across The Dark”, juntamente com algumas músicas mais antigas. Uma excelente prestação em palco com o público a mostrar que estava ali e a gostar.

A dado momento da sua actuação o vocalista Niilo Sevänen disse: “Vocês são melhores que os espanhóis”, facto que levou os presentes ao rubro. Destacamos temas como “Where The Last Wave Broke” e “The Gale”. Em algumas músicas testemunhou-se uma feliz dicotomia entre a voz agressiva de Niilo e a voz melódica do guitarrista Ville Friman. A secção rítmica esteve sempre muito coesa, enquanto que os sons melodiosos de guitarra contrastavam com riffs de guitarra mais agressivos e rasgados. Finalizaram a sua actuação com o tema “Weighed Down With Sorrow “

Desde o primeiro momento se notou que quem estava presente conhecia as músicas dos veteranos suecos DARK TRANQUILLITY de cor. Abriram as hostilidades com o tema "At The Point Of Ignition". Como pano de fundo uma tela branca onde a cada música eram projectadas imagens que resultaram muito bem. Mikael Stanne pediu várias vezes desculpa aos presentes pelo facto de terem passado 14 anos desde a última vez que a banda esteve no Porto e prometeu remediar esse facto voltando cá em breve. Uma secção rítmica muito forte, dois excelentes guitarristas bem como os sons de fundo e melodias dos teclados, a juntar a um Stanne em grande plano, super comunicativo e interactivo com o público. Sentia-se que estava contente com a reacção da audiência e a dado momento notou-se até uma certa comoção. A destacar: “Monocromatic Stains”,“The Gallery”,”Dream Oblivion” e “Damage Done” que como imagem de fundo teve a projecção do videoclip da música. Para o encore a banda reservou um dos momentos mais altos do concerto com o tema “The Rein”. Um espectáculo notável que ficará, decerto, para mais tarde recordar.

Texto: Miguel Ribeiro 
Fotografia: Paula Martins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...