photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

SPIRITUAL BEGGARS
“Return To Zero”

[CD – Inside Out]

Numa brecha das actividades com os Arch Enemy e Carcass, Michael Amott conseguiu gravar um novo trabalho com os Spiritual Beggars. E em boa hora o fez, já que cinco anos após o seu último longa-duração, já se sentia a falta do stoner rock personalizado e de inspiração clássica do grupo sueco.

Compostos por nomes sobejamente conhecidos do panorama metálico, nomeadamente Ludwig Witt (Firebird), Per Wiberg (Opeth), Sharlee D’Angelo (Arch Enemy, Witchery) e Apollo Papathanasio (Firewind), os Spiritual Beggars conseguem mais uma vez criar um conjunto de temas tremendamente honesto e competente. Será fácil, pelo menos na teoria, garantir um nível superior de qualidade em termos de composição quando se tem músicos desse calibre, e é um facto que “Return to Zero”, sem parecer um álbum evolutivo na carreira do grupo, continua a preservar intacta a classe do grupo.

O que parece aqui ter mudado sobretudo é o aspecto vocal, agora menos sujo, e os temas que, no geral, abrandaram de ritmo. Se apontarmos aos pontos mais altos deste regresso, talvez não consigamos encontrar temas tão viciantes como “Euphoria” ou “Killing Time”, mas temos um, por exemplo, “We Are Free” com um riff demolidor, arranjos vintage de teclado de nos deixar “colados” e linhas vocais muito concisas. Logo depois vem o tema mais calmo do disco e, indiscutivelmente, o mais profundo (talvez mais marcante também). “Spirit of the Wind” é como que estar a cavalgar numa planície solarenga, com uma brisa refrescante a cruzar-nos os cabelos e tribos de índios a criarem a banda-sonora para uma profunda meditação ao som dos seus tambores. Mais à frente, “Concrete Horizon” até nos faz pensar em Firewind, sobretudo no refrão. No fundo, talvez por ser um tema muito directo e “arranjadinho”, com uma batida simples, velocidade controlada e um refrão forte. “Believe in Me” demonstra o papel fundamental do teclista Per e não só pelo solo aqui prestado. E o final deste disco não poderia ser mais relaxante. “The Road Less Travelled” é o auge da prestação vocal de Apollo, apoiado no num etéreo piano. Uma “tremenda” balada (não melancólica) que faz vaporizar um aroma a Black Label Society.

No geral, a precisão que estes 12 temas apresentam, fazem crer que, por mais ou menos tempo que os músicos tenham tempo para se dedicar a esta banda, o espírito que a rodeia e a experiência dos seus músicos permitem manter-lhe perfeitamente válida. É de rock retro que aqui se fala e são poucos os que o conseguem recriá-lo com tanta elegância, ainda mais quando se tem um senhor na guitarra como Michael Amott. [8.5/10] N.C.

Estilo: Rock/Stoner

Discografia:
- “Spiritual Beggars” [CD 1944]
- “Another Way to Shine” [CD 1996]
- “Mantra III” [CD 1998]
- “Ad Astra” [CD 2000]
- “On Fire” [CD 2002]
- “Demons” [CD 2005]
- “Return To Zero” [CD 2010]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...