photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

DEMON DAGGER
“Cain Complex”

[CD – Recital Records]

São uns dos mais antigos combatentes da nossa “praça”. Pelo seu espírito de luta e pelo que já deram ao underground nacional é vivamente de salutar o seu regresso aos discos ao fim de sete anos. Nem que fosse só por isso, mas também pelo facto da banda registar uma evolução notável. “Cain Complex” é moderno, incisivo e eclético, sendo na força e técnica da guitarra de Vítor Carvalho que reside o maior fascínio desse trabalho. Aliás, riffs como os de “The Fire From The Sky” e “Self Neglecting”, este último a aludir fortemente a Pantera, são de efeito instantâneo e, provavelmente, dos melhores que já fizeram.

Contudo, até, sensivelmente, metade do álbum, o ritmo é bastante compassado e suave em relação àquilo que a banda vinha fazendo até então, mas isto tudo sem se tornarem “cor-de-rosa”. Só por volta do sexto tema, “Sodoma Eclipse”, é que as coisas começam a mudar de ritmo e a se tornarem mais directas e agressivas, após uma “Mentally Cannibalized” penetrante a soar inicialmente a Godsmack e depois a revelar um refrão melancólico de ligeira aura gótica. Este é, aliás, apenas um dos muitos refrões criados a “matar”, para conquistar rapidamente os nossos ouvidos. Os Demon Dagger de hoje parecem um pouco mais comerciais do que o habitual, mas o exercício que os leva a apresentar dessa forma é controlado e não chega para “ofender” nem a sua sonoridade nem quem os conhecia quase sempre de atitude rude – ou pelo menos aqueles que não têm preconceitos.

No fundo, é um claro sinal de amadurecimento na arte de bem compor. Neste aspecto, “Cain Complex” é um grande passo em frente para a banda e a prova de que estes veteranos da cidade dos arcebispos continuam a ser uma das maiores pérolas do underground luso. Destaque ainda para a prestação vocal de Julien Sing dos franceses Benighted em “Force Fed On Mayhem” numa das faixas mais podres e frias do disco.

No final, para quem esteve tanto tempo em silêncio, podia até estar gerada uma pressão extra em seu redor, mas os Demon Dagger conseguem vencer este desafio com a pinta de quem deixou de ser uma promessa há muito.

[8/10] N.C.

Estilo: Thrash Metal

Discografia:
- “Demon Dagger” [Demo 1996]
- “Frenzy Wraith” [Demo 1998]
- “Soul Of Steel” [Single 1999]
- “Aftershock” [CD 1999]
- “Inanna Ishtar” [CD 2002]
- “Cain Complex” [CD 2009]

www.myspace.com/demondagger
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...