photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

CROWBAR
“Lifesblood For The Downtrodden”

[CD – Candlelight/PHD/Recital]

Quem nunca ouviu falar nos Crowbar? Este é um dos colectivos mais marcantes do movimento underground norte-americano, fundado em 1989 [já lá vão 15 longos anos] onde o carismático vocalista e guitarrista Kirk Windenstein originou aquilo a que se convencionou chamar sludgecore ou doomcore.

O som dos Crowbar é pioneiro e impulsionou um movimento próprio em New Orleans. Os Crowbar surgem na crista deste movimento com o debutante “Crowbar” e anos depois, e com sete álbuns editados, chegam a 2005 com este excelente “Lifesblood For The Downtrodden”. Este álbum é um exemplo de poder artístico para as bandas que em tão poucos anos de carreira se esgotam facilmente de ideias e ainda mais um exemplo de garra pois os Crowbar contaram ao longo dos anos com uma série de mudanças de formação e problemas editoriais que poderiam ter deitado por terra a persistência e o alento de Kirk Windstein. Mas este mentor, após quatro anos de hiato, concebe este magnífico álbum e grava-o com o baterista Craig Nunemacher [Black Label Society] e o baixista Rex Brown [ex-Pantera, Down]. Um regresso que não incute nenhuma revolução sonora no som dos Crowbar mas onde o poder de composição e da própria identidade única da banda nos empolga os sentidos. Os riffs continuam muito balançados e arrastados e a voz de Kirk empresta uma profundidade emocional a estes temas capaz de nos arrepiar – especialmente em temas como “Slave No More”, “Coming More”, “Fall Back To Zero” ou “Dead Sun”. O final acústico “Life’s Blood” é um dos momentos mais altos do disco com o piano e a guitarra acústica a construírem uma lindíssima peça melódica carregada de melancolia para se ouvir nos momentos de maior introspecção e solidão.

Um álbum de elogiar, de uma banda de vangloriar pela “saúde” musical com que ainda constrói álbuns hoje em dia. Um exemplo de talento e perseverança a seguir.

[9/10] N.C.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...